segunda-feira, abril 25, 2011

No dia 30 de Abril: O «INTEGRALISMO LUSITANO» - PROJECÇÕES NO FUTURO


Em conjunto com o Movimento Nacionalista Autónomo, a associação Política Movimento de Oposição Nacional convida-vos a participar num jantar conferência o que se realizará no próximo Sábado, dia 30, em Lisboa. A sessão inicia-se às 18.30 h. num restaurante da zona de Campolide.
Marcações através de: mna@portugalmail.pt
O tema é uma revisitação do importante Movimento Integralismo Lusitano, apresentada por um historiador e analista político, Muitas das linhas abertas pelo Integralismo, nos anos 20 a 40 do século passado, são profundamente originais e portuguesas. Sabemos da qualidade e do carácter que muitos «integralistas» conferiram a algumas iniciativas do «Estado Novo» e da sua efectiva filiação numa visão da Política e da Nação realmente alternativa às tendências demo-liberais, que então eram decisivamente derrotadas em toda a Europa, depois de terem provocado crises sociais e políticas tão graves e tão dramáticas como as de hoje. A Grande Crise de 1929 provocou de facto terríveis consequências e a emergência das Revoluções Nacionais em todos os grandes países da Europa merece ser revisitada na perspectiva dos nacionalistas portugueses de então, que haveriam de lançar entre nós e também o Movimento Nacional Sindicalista.
No quadro das diversas tendências que hoje integram as forças nacionais, consideramos que é do maior interesse realizar estas iniciativas, com espírito de abertura e vontade de abrir caminhos novos. Nada como reconhecer a verdadeira natureza das experiências passadas. O Conhecimento é fundamental para inovar e dirigir a intervenção política nos nossos dias.