quarta-feira, maio 13, 2009

Gregarismos

Um homem só que tenha razão tê-la-à contra o mundo todo... Procuro conforto nessa certeza, quando me sinto fraquejar. É um consolo para a obstinação, talvez uma desculpa para a vaidade autocomplacente - mas não deixarei que a solidão leve a melhor. O instinto gregário é frequentemente uma fraqueza: a necessidade de sermos acompanhados, apreciados, talvez amados, leva-nos a todas as cedências e negações. Antes só.
Aqui ao lado, o mais constante e encorajador dos amigos, João Marchante, escreveu também sobre as suas "pessoalíssimas obsessões", declarando "preocupante que tanta gente se interesse pelos meus pensamentos e sentimentos, na medida em que eles não batem certo com cartilhas de nenhuma espécie"... Anime-se: podem ser só coincidências pontuais. Eu, por exemplo, que o visito todos os dias, fico sempre horrorizado com os seus gostos musicais... Mas quase sempre encontro no tasco algo de que verdadeiramente gosto.
O que conta, como disse outro, é que cada um se identifique completamente com o seu próprio caminho, mesmo que não consiga descortinar-lhe um luminoso final.
Querer, querer, e lá vamos...