segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Vila Viçosa e o pior presidente de Câmara do Distrito de Évora

Fiquei sinceramente impressionado quando li há algum tempo este trabalho de comparação entre os municípios de Borba e Vila Viçosa.
Pode haver muitas explicações sobre o que ali se constata, mas não pode certamente acreditar-se que os executivos municipais que se sucederam num e noutro Concelho são estranhos às diferenças gritantes que de imediato se encontram.
Não digo isto por ser amigo de João Proença ou de Ângelo de Sá, nem por ser inimigo de Patacão Rodrigues, Josué Bacalhau ou Manuel Condenado. Nem por gostar mais do PS ou do PCP. Em matéria de afectos, são-me todos iguais. Mas que salta aos olhos que a gestão municipal em Vila Viçosa, nestas últimas décadas, foi atingida por qualquer maldição de que não mais se livrou, parece-me indesmentível. Daí o interesse que a minha brincadeira despertou (v. Tasca Real).
Tem razão o leitor Calipole, que me interpelou nos comentários: conheço razoavelmente a política calipolense, desde os primeiros anos oitenta. Sei que da balbúrdia desenfreada que foi a época Patacão restaram facturas muito difíceis de ultrapassar. Também sei que só foi possível retroceder a um executivo comunista, depois do afastamento destes, pela incapacidade dos socialistas e sociais-democratas locais em sedimentar alternativas sérias e credíveis, que em concelhos vizinhos destroçaram para sempre o PCP (não me refiro só a Borba, estou a pensar no Alandroal, onde não há muito tempo parecia difícil de acreditar que votações tão elevadas como as que o PCP detinha se evaporassem de repente).
Quanto à novidade de ser o Eng. Roma, e não o Dr. Chagas, a encabeçar a lista do PS calipolense às próximas autárquicas, não faço comentários por enquanto. A pessoa em questão já esteve na condição de Desejado, há uns anos atrás, e depois não apareceu. Para já, o único candidato oficializado é o advogado Dr. Letras Mestre, que o CDS já confirmou. Como vão longe os tempos em que o CDS fez brilharete nas eleições calipolenses (fobra do desaparecido Hélder Cravo), não é de crer que esta candidatura perturbe as favoritas. E estas têm de partir, evidentemente, dos três principais partidos. Não concordo com a desvalorização que faz do (eventual) candidato Dr. Palma Rita. E não é justo classificá-lo como não sendo da terra, ou colocá-lo ao nível do não-candidato Câmara Pereira. Por ter a sua vida pessoal e profissional estabelecida em Évora um calipolense não deixa de ser calipolense. Seja o Eng. Roma ou o Dr. Palma Rita.
Em relação à pergunta sobre o que está mal no PSD de Vila Viçosa, vou simplesmente abster-me de responder. Era o que faltava, estar aqui a falar do sr. Luís Cochicho.

4 Comments:

At 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pode ser um trocadilho barato, mas a unica coisa tenho a declarar é que vila viçosa já pagou pelos seus crimes e nã merece mais "condenações"!

 
At 2:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

em relação ao facto do Dr. Palma Rita ser calipolense ou não...

aqui ele era...

http://www.evora.net/amevora_antiga/2_membros.htm

aqui deixou de o ser...
http://www.evora.net/ame/2_membros.htm

 
At 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Após leitura atenta deste autentico atentado à racionalidade dos calipolenses, só posso afirmar que tais palavras só podem vir de alguém completamente alheio a Vila Viçosa, alguém que fala barato, enfim sem nada aportar para um esclarecimento de todos.
Quando anuncia "Vila Viçosa e o pior presidente de Câmara do Distrito de Évora", e depois nada escreve a argumentar tal título, é no mínimo de duvidar da credibilidade do mesmo.
Uma coisa é certa e penso que a única que acertou. Vila viçosa passou por um díficil reequilibrio das contas, dívidas deixadas pelo Patacão. Actualmente com as contas em dia, os calipolenses estão noutra fase, com o espaço público renovado e limpo (coisa que dúvido que exista nos concelhos que enumerou)é tempo de apostar em equipamentos onde se inclui a nova biblioteca.

Só alguém completamente desactualizado com vontade de confundir as pessoas é que escreve o contrário. O importante é que os calipolenses não se deixam enganar e reconheceram tal esforço nas últimas eleições.

Agradeço que publiquem este comentário, pois não ofendi ninguém, simplesmente transmito a minha opinião.

Cumprimentos...

 
At 2:57 da tarde, Blogger Manuel said...

Muito frágil seria a racionalidade dos calipolenses se fosse atingida com este "atentado"...
Não se preocupe, nem perca o sono.
Quanto aos seus esclarecimentos e informações, fico feliz por saber que tudo corre assim tão bem em Vila Viçosa.

 

Enviar um comentário

<< Home