sábado, novembro 15, 2008

"Alma Pátria" - agir localmente, pensar globalmente

Para todos nós, o Vítor Ramalho é um exemplo: de tenacidade, de persistência, de determinação, de generosidade sem limites. O seu empenho nas causas a que se dedica, o seu idealismo sem mácula, tinham que necessariamente impregnar o blogue em que todos os dias comunica connosco: o Alma Pátria.
Por isso, escusado seria dizer, o Alma Pátria é um blogue de causas. Das pequenas e das grandes, de Coimbra e de Cantanhede ou de Portugal inteiro. Nelas está também a alma, inteira, do Vítor Ramalho.
Honro-me pois de publicar também neste blogue as respostas do Vítor ao questionário que lhe enviei. E uma chamada de atenção para o encontro de blogues marcado para o próximo dia 29, em Cantanhede.

1 - O "Alma Pátria" é um blogue com fortes raízes locais, e muito envolvido nas causas comunitárias. Considera que essas são condições necessárias para que um blogue tenha efectiva audiência no meio a que se destina?
- O Alma Pátria pretende ser um blogue local e nacional, no entanto para que um blogue tenha visitantes, para que a mensagem passe, para que de pequenas causas se passe a causas grandes, considero ser importante falar de questões locais.
2 - Por aquilo que chega ao seu conhecimento, o blogue tem visitantes sobretudo nas zonas geográficas a que se dirige (Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz, etc.) ou conseguiu fidelizar um público próprio a nível nacional?
- Pelo que posso analisar pelos medidores de visitas, querer-me parecer que quando coloco uma questão local, consigo cativar visitantes dessa zona. No último ano o blogue sofreu um considerável aumento nas visitas e deparei-me com um facto novo; recebo diariamente alguns emails de pessoas a informarem-me sobre os mais diversos assuntos.
Depois o blogue tem algumas ligações a blogues regionais o que a meu ver ajuda a fidelizar público da sua zona de influência.

3 - Julga que a blogosfera já deu o que tinha a dar, ou pensa que se trata de um meio fundamental para a formação de opinião, com potencialidades de maior influência no futuro?
- Penso que é um campo que ainda vai dar pano para mangas, mas visto sempre numa perspectiva global. Na rua é que se ganham as batalhas, a net pode e deve servir para despertar as consciências, mas não podemos ficar fechados em casa enquanto tudo se desenrola lá fora.
A blogoesfera não deve nem pode substituir os outro meios de informação e formação. No entanto, face à censura por omissão levada a cabo pelos meios de informação do sistema, os blogues transformaram-se numa arma poderosa que o sistema tenta controlar.

4 - Parece-lhe mais importante a intervenção na hora que passa, com a participação activa nos debates e combates que fazem a actualidade, ou trazer para a net todo um acervo cultural e doutrinário que de outro modo corre o risco de permanecer esquecido e desconhecido nas bibliotecas? Deve-se privilegiar a informação, ou a formação? Trabalhar para o imediato, ou apostar no trabalho de fundo?
- Uma coisa não invalida a outra, pelo contrário complementam-se. O meu blogue é sobretudo de combate, mas na nossa área politica existem muito bons blogues de formação. Agora é importante funcionar em rede. Divulgar iniciativas, bons textos, livros etc. Pensar para fora e nunca para dentro.
O trabalho imediato tem que ser feito, sob pena de perdermos o contacto com a realidade, mas sempre com os olhos postos no futuro. Portanto informação, intervenção e formação.
Um blogue como o meu que aposta na informação e intervenção, terá sempre nos tempos que correm muitas visitas, por isso procuro regularmente divulgar textos de formação, mesmo que para isso tenho de fazer algumas traduções. O funcionamento em rede é muito importante neste particular.

5 - O Vítor Ramalho faz questão de nunca separar a sua militância política da sua actividade bloguista. Que explicação tem para a falta de persistência e continuidade de tantos blogues da sua área política?
- Bem, temos uma boa quantidade de blogues, que são exemplos de persistência. Lembro-me até de ter lido aqui há tempos num blogue espanhol, que a blogoesfera portuguesa da área nacionalista era em maior número e de muito boa qualidade.
Nos tempos que correm escrever ou é uma "seca" ou não sabem escrever, a escrita não é incentivada nas nossas escolas. Todos nos lembramos dos saudosos jornais de turma, os blogues daqueles tempos. Todos nos lembramos que podíamos chumbar a Matemática devido aos erros de português. Hoje em dia escreve-se mal ou não se escreve. Para já não falar daqueles textos encriptados, tão ao gosto da nossa juventude e que me recuso terminantemente a ler. Face a este panorama não é fácil fazer com que um jovem escreva nos blogues.
Apostar nos blogues colectivos ou abrir os blogues individuais a novos colaboradores pode ser um bom contributo para trazer gente nova para a blogoesfera, mantendo uma razoável actualização. Um bom exemplo são os blogues Terra Portuguesa, que parecendo concorrer entre si, conseguem manter uma actividade regular e de alguma qualidade.

6 - Está a organizar um encontro de blogues no próximo dia 29 de Novembro, em Cantanhede. Quais são os objectivos desse encontro e quais são as suas expectativas em relação a ele?
- O objectivo principal será sempre o convívio entre blogueres da mesma área politica que muitas vezes só se conhecem pelo nome ou pelo blogue. Depois tentar unir esforços em prol da Causa Nacionalista. Alguns já me avisaram que se trata de uma tarefa impossível, mas essa palavra não existe no meu dicionário e como acredito que é muito mais o que nos une que o que nos divide, pelo menos nesse dia gostaria de ver o meu sonho cumprido. juntar todos à mesma "mesa".
Lembro a todos o exemplo do blogue Pela Vida e das duras "batalhas" que unidos soubemos travar.

3 Comments:

At 9:58 da tarde, Blogger Flávio Gonçalves said...

Se há alguém que realmente não se deixa desanimar, esse alguém é o Vítor.

 
At 12:18 da manhã, Blogger Vítor Ramalho said...

O dever é mais pesado que uma montanha, a morte é mais leve que uma pena.

 
At 4:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excelente Blog. Indiscutìvelmente.
Maria

 

Enviar um comentário

<< Home