quinta-feira, setembro 18, 2008

Monteiro vai ser deputado por Braga?

Obstinadamente, lança-se ao caminho e conquista votos um a um. Hoje em Vizela, ontem em Vieira do Minho, amanhã em Famalicão ou em Braga, antes em Vila Verde, também em Barcelos e Guimarães, Manuel Monteiro vai percorrendo as feiras, as casas do povo, os mercados, as desfolhadas, tenta antes dos outros sedimentar um eleitorado próprio que lhe permita algum avanço quando os grandes avançarem em campanha como um rolo compressor.
A determinação com que Manuel Monteiro, tanto tempo antes das eleições legislativas, atacou o seu objectivo de se fazer eleger deputado por Braga merece ser encarada com a devida atenção.
Desde logo pela singularidade. Num sistema em que a ambição de ser deputado encaminha naturalmente os ambiciosos para o regaço aconchegado dos grandes partidos que distribuem os lugares - este quer fazer-se eleger por si mesmo, quase sozinho, sem máquina eleitoral,sem dinheiro, sem apoios de notáveis, desprezado ostensivamente pelas elites urbanas e pelos fazedores de opinião que trocam vénias nos jornais e nos bares da moda.
Para um homem que já foi tantas vezes dado como acabado para a política, e que efectivamente já enfrentou tantas vezes a derrota (quase sempre por erros próprios), este dá pelo menos mostras de inconformismo, de tenacidade, de resistência e de luta.
Apostou que consegue chegar ao lugar de destaque de onde foi rechaçado pelos de cima recorrendo a um percurso que passa pelos de baixo...
Vamos a ver se ainda será possível acontecer uma coisa dessas em Portugal. Se Monteiro conseguirá ser deputado por Braga nas próximas legislativas, rompendo o huis clos.