quinta-feira, setembro 25, 2008

Filosofia Portuguesa

José António Barreiros, na Geometria do Abismo:
"É possível um filosofar de portugueses, que seja diferente só por ser oriundo dos nascidos em Portugal? Talvez não, apesar de terem uma língua comum, a fazer supor uma matriz unitária de pensamento, e já não se poder dizer que haja, a unir-nos, a Raça.
É possível um filosofar que seja sobre assuntos portugueses, que sejam diversos só por serem os que respeitam a Portugal? Talvez não, mau grado termos como Nação questões nossas e como Estado problemas que são próprios, e ainda haver quem acredite na Pátria que é una e indivisível.
Ora a questão reside precisamente no território definido por esse duplo talvez não, a dual negativa dubitativa.
É por causa da força mental da incerteza que se tem animado a razão a que se chamou de filosofia portuguesa."

4 Comments:

At 1:22 da manhã, Blogger José António Barreiros said...

Boa noite.
Muito obrigado pela gentileza da citação.
Saudações.
jab

 
At 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora viva,

gostaria de pedir uma informação... Há uns anos perdi a cassete "lusitânia em giesta florida" e nunca mais a encontrei. Há uns tempos que procuro esse e outros trabalhos do autor e não consigo encontrar. Não me poderia informar onde posso comprar?
Desde já muito obrigado,

João Lains Galamba
jlgalamba@gmail.com

 
At 3:17 da tarde, Blogger Manuel said...

Gravações de José Campos e Sousa...
Olhe, se estiver em Lisboa dirija-se à Livraria Bizantina, de Carlos Bobone (na Rua da Misericórdia, perto do Camões). Ou então à SHIP, no Palácio da Independência. Creio que em ambos os locais havia trabalhos do autor para venda.

 
At 7:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Manuel: agradeço as informações. O segundo local desconhecia, depois de amanhã lá irei. O primeiro já lá me desloquei e já não tinham nada. Pedi contactos e outros locais de venda, nada me souberam dizer. Muito obrigado na mesma,

João Lains Galamba

 

Enviar um comentário

<< Home