quarta-feira, setembro 24, 2008

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, de Guimarães

O Arquivo Municipal de Guimarães, em boa hora baptizado com o nome de Alfredo Pimenta em justa homenagem ao ilustre historiador, publica desde há muito o seu Boletim de Trabalhos Históricos.
O valor do recheio do referido Boletim é unanimemente reconhecido por todos os devotos da causa da cultura, sendo certo porém que a sua divulgação limitada constitui obstáculo de monta a um conhecimento mais generalizado por parte dos interessados.
Verifica-se todavia que o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta prestou o inestimável serviço de digitalizar e tornar acessível em linha o conteúdo dos boletins publicados entre 1933 e 2003.
É oferta que merece o mais encomiástico agradecimento; repare-se só no boletim de 1982, todo ele dedicado a homenagear a figura e a obra de Alfreddo Pimenta, e a extraordinária lista dos colaboradores: António José de Brito, Francisco José Velozo, Fernando Jasmins Pereira, Domingos Mascarenhas, Diogo Barradas Curvo, Cruz Malpique, Barradas de Oliveira, Arnaldo Pereira, António Xavier Monteiro, António Lino, Henrique Barrilaro Ruas, António Canavarro de Valladares, Amândio César, Alberto Jerónimo, A. Silva Rego, A. Saraiva de Carvalho, A. Lopes de Oliveira, A. Luís Vaz, A. Banha de Andrade, A. Álvaro Dória, António Manuel Couto Viana, Manuel Alves de Oliveira, Virgínia Rau, Ruy Pereira e Alvim, Ruy Galvão de Carvalho, Reis Ventura, Pinharanda Gomes, Navarro de Andrade, Moreira das Neves, Mário Saraiva, Francisco Peixoto Bourbon, Maria Adelaide Pereira de Moraes, Francisco Videira Pires, Luis Ribeira Sêca, Luís de Quadros, José V. de Pina Martins, João Patrício, João Maia, João Ameal, J. T. Montalvão Machado, Hugo Rocha e Maria Teresa Pimenta.
Podem procurar-se os artigos buscando por ano ou por autor; depois basta abrir os PDF, ou guardá-los, imprimi-los... o que quiserem.
Ora façam então a fineza de percorrer o Boletim de Trabalhos Históricos, e agadecer devidamente ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.