segunda-feira, agosto 11, 2008

Benditos toscanos

Aquele espírito com que o Criador, segundo Giovanni Papini, teria dotado os toscanos, e só a eles, encontro-o eu no livrinho que Prezzolini intitulou "Vida de Maquiavel".
Que leveza, que graça, e que profundidade, naquelas pinceladas coloridas com que Prezzolini nos fala do florentino mais famoso e o faz surgir no filme aventuroso do seu tempo!!!
Lembro-me sempre das páginas iniciais de "Malditos Toscanos", e vejo viva na prosa de Prezzolini a razão do seu companheiro de tantas jornadas.
Toscanos, Maquiavel e Guicciardini, Medicis e Papini - todos menos Giuseppe Prezzolini, que era da vizinha Úmbria. Será porque o espírito sopra onde quer - a mim me parece que o estilo sugestivo e vigoroso do nativo de Perugia tem nele todo o encanto e a sabedoria de Florença.
O fascínio da leitura não sei se é pelo biografado, ali pintado a fresco, ou pelo biógrafo, que ali o pinta com mão de artista.
Gostava que lessem também, e me falassem disso tudo.