quinta-feira, junho 26, 2008

Literatura clandestina

Há livros que, estranhamente, desapareceram da circulação e tornaram-se raridades impossíveis de encontrar. Digo estranhamente porque, de certeza certa, venda não lhes faltaria se voltassem a ser editados. Mas o certo é que não têm reedição. Desapareceram e pronto.

Como exemplo, o famoso livro que o antigo dirigente do PS Rui Mateus escreveu há uns anos atrás, onde explicou alguns dos esquemas obscuros através dos quais o PS se financiava no tempo em que o secretário geral era Mário Soares, e que tinha como título: "Contos Proibidos- Memorias de um PS desconhecido".
Pode agora ser acedido através da internet, e descarregado integralmente:
http://rapidshare.com/files/23967307/Livro_Contos_Proibidos.pdf

É também o caso do "Livro Negro da Descolonização", de Luiz Aguiar, de 1977, onde este escalpeliza e documenta o infame processo a que os seus responsáveis chamavam então "descolonização exemplar".
Pode ser encontrado e guardado no seguinte endereço internético:
http://www.xiconhoca.com/livronegro/index.htm

E um terceiro: Angola, os dias do desespero - é um célebre livro de Horácio Caio, repórter da RTP, onde este relata os cinco primeiros meses do terrorismo em Angola, entre 14 de Março de 1961 e 8 de Julho de 1961. Está integralmente disponível online. São cerca de centena e meia de páginas que todos ganhamos em conhecer.