quarta-feira, junho 25, 2008

Céline em foco

Muito interessante o apontamento da Odisseia sobre o recente número da revista Lire dedicado a Louis Ferdinand Céline.
Eu (que não sou um entusiasta, mas um curioso) fiquei impressionado com o fascínio que continua a envolver a personalidade e a obra do maldito Dr. Destouches.
Não tenho a certeza se, quando chegar o momento de poder avaliar com a devida distância a literatura do século XX, o escritor Céline (como o escritor Joyce, por exemplo) ocupará o lugar que muitos têm como certo (e refiro-me às obras, que da personalidade nem falo).
Mas certamente não será a minha dúvida a diminui-los. Entretanto, faço votos para que a sua correcta valoração e situação literária seja feita com conhecimento e sem preconceitos.
A ler, esta edição da Lire destacada pela Odisseia.

2 Comments:

At 6:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu já li e gostei bastante.

Maria

 
At 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O fascínio deve residir, fundamentalmente, na genialidade do escritor, que torna impossível não o editar, comentar, ler. Só isso explica porque é que tanta gente a quem as suas ideias repugna o lê avidamente.

 

Enviar um comentário

<< Home