quinta-feira, abril 24, 2008

Moscovo anos 30

Li no Notícias Lusófonas:
Uma polémica literária em Angola, suscitada pela alegada (!!!) mediocridade da obra poética de Agostinho Neto, está a resvalar para o domínio político-jurídico, com ameaças de processo-crime por ultraje à moral pública contra o escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Em causa está uma passagem da entrevista que José Eduardo Agualusa deu ao jornal Angolense, de 15 de Março passado, em que o primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, é classificado como "poeta medíocre".
"Uma pessoa que ache que o Agostinho Neto, por exemplo, foi um extraordinário poeta é porque não conhece rigorosamente nada de poesia. Agostinho Neto foi um poeta medíocre", assim se referiu Agualusa a Agostinho Neto.
Em resposta o "Jornal de Angola" acusou em editorial o escritor de procurar "humilhar figuras de relevo da História e Literatura Nacional".
Num outro texto publicado pelo "Jornal de Angola", João Pinto, que se apresentou como jurista e docente de Ciência Política e Direito Público na Universidade Agostinho Neto, proclamou, sob o título "Literatura e Identidade e Política", a necessidade de "responsabilidade criminal e civil por estarem reunidos todos os requisitos do ultraje à moral pública, previsto e punido no artigo 420º do Código Penal".

2 Comments:

At 7:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Se o Agostinho Neto era poeta o meu cão supera os maiores.

 
At 6:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que é tristemente giro é que ninguém comenta isto...

 

Enviar um comentário

<< Home