segunda-feira, abril 14, 2008

Em Évora: Jornada Histórico-Teológica nos 700 anos da Catedral

O cabido da Sé de Évora promove no dia 18 de Abril no Fórum da Fundação Eugénio de Almeida, uma Jornada Histórico-Teológica, integrada nas comemorações dos 700 anos da dedicação da Sé de Évora.
A manhã do dia 18 será dedicada ao tema “a Catedral de Évora, sinal da unidade da Igreja Pastoral”, que iniciará às 9h30 com a abertura pelo Arcebispo de Évora. Às 9h50, D. Carlos Azevedo falará sobre a “Catedral, expressão histórica do magistério e do exercício pastoral”. Às 11h30, decorrerá um painel sobre a “Catedral – ‘Igreja Mãe’ da Diocese, moderado por D. Carlos Azevedo, e contará com as intervenções: “a concepção teológica do Templo”, por D. Manuel Madureira Dias; “a catedral como ‘centro espiritual concreto de comunhão’, por Silvestre António Ourives Marques; “génese histórica dos Cabidos catedralícios”, por Francisco Senra Coelho.
Pela tarde, o tema será “a Catedral de Évora, sinal do magistério e do governo do pastor”, que contará com a conferência, pelas 15h, “a Catedral, expressão histórica de uma Igreja particular”, por D. Manuel Clemente. Às 16h30, D. Manuel Clemente moderará o painel sobre “a evolução da função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido de Évora, que terá as seguintes comunicações: “Génese arquitectónica da Catedral de Évora e sua evolução”, por Virgolino Ferreira Jorge; “Função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido na Época Medieval”, por Hermínia Vilar; “Função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido na época moderna ‘um príncipe no governo da Diocese de Évora: a actuação de D. Afonso (1523-1540)’”, por José Pedro Paiva; “Função cultural e espiritual dos Bispos e do Cabido na época contemporânea”, por António Matos Ferreira. Pelas 18h, D. José Alves, Arcebispo de Évora, encerrará a Jornada.