terça-feira, março 11, 2008

Tempo de vésperas

A blogosfera sofre do mesmo mal que Pacheco Pereira, arguto como quase sempre, notou estar a instalar-se nos portugueses: "uma sensação de impotência, de que não vale a pena fazer nada, de derrotismo e/ou apatia ou agressividade".
Cada um veja por si, e fique com o que melhor se lhe ajuste.
Eu, modesto blogador anónimo, concordo com o diagnóstico do reputado colunista.
Para todos os que se interessam pela coisa pública, cada vez é mais difícil vislumbrar qualquer "alternativa no domínio político" que permita materializar a esperança. Parece bem fundado recear que toda a agitação seja estéril e vã, e que todo o esforço resulte apenas em "desespero apático" ou "asneira agressiva".
O que importaria era passar do diagnóstico à terapêutica, e aí desfalece até o famoso comentador - que a esse propósito nem pia.
Também nisso estou com ele: quase cinco anos depois, e quase cinco mil entradas depois, não sei que vos diga. Não há receita que me ocorra. Tento desculpar-me, dizendo-me que grande espanto seria se encontrassse eu remédio onde tão ilustre facultativo, e tantos tão ilustres como ele, hesitam e engolem em seco.
Falamos de blogosfera, e falamos de política. Outros temas haverá.

(O óbvio: este escrito um tanto errático surgiu, também e além do mais, da leitura, que me soube algo amarga, de notáveis Bomba Inteligente, Combustões, Jansenista e Réprobo. Amargura, associações e divagações são minhas).