terça-feira, março 18, 2008

ONTEM POR TIMOR, HOJE PELO TIBETE

Na quarta-feira, dia 19, a partir das 18.30, Concentração e Vigília frente à Embaixada da China, na Rua de São Caetano à Lapa, n.º 2, em Lisboa.
Perante os graves acontecimentos que ocorrem em Lhasa e noutros pontos do Tibete, em que já perderam a vida cerca de 100 pessoas, só possíveis devido a quase 60 anos de brutal ocupação, opressão e violação dos direitos humanos por parte do governo chinês, convocamos todos para uma concentração e vigília de solidariedade com o povo tibetano, a favor do fim da repressão e da violência e do respeito pelos direitos humanos no Tibete.
Quando os governos, as Nações Unidas e os poderosos deste mundo permanecem indiferentes, desprezando as causas humanitárias em prol dos interesses económicos, cabe aos cidadãos indignarem-se e solidarizarem-se com os seres humanos como nós que estão a ser violentados e oprimidos. Exijamos do nosso governo que tome uma posição à altura das nossas relações históricas com o povo tibetano. Fomos os primeiros ocidentais a chegar ao Tibete. Fomos capazes de despertar a comunidade internacional para o drama de Timor. Façamos hoje o mesmo pelos tibetanos e por todos os povos oprimidos do mundo.
Recordamos que está on line uma Petição para que a Assembleia da República aprove, de acordo com os princípios fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa, uma moção de censura à sistemática violação dos Direitos Humanos e das Liberdades Política e Religiosa no Tibete, por parte do Governo Chinês.
Esta petição, em pouco mais de uma semana, aproxima-se das 2500 subscrições e, com a ajuda de todos, chegará em breve às 4000, o que tornará obrigatória a sua discussão na Assembleia da República.

http://www.PetitionOnline.com/Tibete08/petition.html