domingo, março 16, 2008

Odisseia

Um blogue individual vive todos os percalços da existência do dono. Aproximar-se dos cinco anos de vida, e manter o ritmo da juventude, é um milagre que contraria todas as estatísticas. São inevitáveis uns achaques, uns tropeções, umas paragens para retomar o fôlego. Estar vivo é que é um prodígio!
A generalidade deles morre com poucos meses. Fazer cinco anos deve ser um acontecimento tão raro como entre os humanos chegar aos cem. Por isso, vamos lá a ter calma e a prosseguir esta odisseia no andamento que for possível.
É mesmo de uma Odisseia que estou falando, meus amigos!

4 Comments:

At 11:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Manuel, muito obrigado. Eu não tenho a sua longevidade blogosférica pois em Outubro passado cumpriram-se apenas três anos do nascimento do Santos da Casa.

 
At 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E de uma verdadeira Odisseia se deverá tratar, efectivamente. Cinco anos, mas do mesmo modo poderiam ter sido três, dois ou quatro, a escrever diàriamente num Blog não é brincadeira nenhuma. Cinco anos de Blogosfera equivalem a cem de vida humana? Acredito absolutamente que sim. Estão de parabéns os dois excelentes Bloggers. Mas muitos outros d'igual valência o estão também - pelo ritmo diário, qualidade inexcedível da escrita e temas superiormente desenvolvidos - alguns dos quais, se não forem suficientemente incentivados pelos seus leitores a prosseguirem o enorme esforço que conleva manter um Blog com conteúdos, alguns de altíssimo nível, mìnimamente actualizados, afastar-se-ão para sempre da Blogosfera e isso será uma catástrofe para os portugueses e para o País. E não, não se trata de uma hipérbole ou exagero de linguagem, é um facto real. Basta olhar para o estado em que se encontra o País e se mais ninguém se mexe, ao menos muitos Bloggers fazem-no com dedicação, persistência e muitas horas de trabalho. Compreende-se a preguiça ou desinteresse d'alguns leitores em manifestarem o seu apoio a estes Heróis da nossa era - ou porque julgam que não vale a pena ou porque pensam que a sua opinião não tem peso nem valor e por consequência 'não aquece nem arrefece' transmiti-la aos respectivos Administradores, estando no entanto redondamente enganados nesta avaliação - mas não se aceita. Afinal de contas todo o merecimento, que não tem preço pelos relevantíssimos serviços prestados ao País e aos portugueses, vai inteirinho para todos quantos administram Blogs de superior interesse nacional, independentemente dos temas em que se especializaram e não para aqueles que se limitam a visitá-los, diàriamente ou não, plàcidamente sentados em confortáveis poltronas.

Para haver Blogs perduráveis têm que obrigatòriamente exitir leitores fiáveis.

Como incentivar fortemente a permanência na Blogosfera de Blogs d'excepção? Nao creio que seja em absoluto necessário os leitores enviarem comentários a apoiar o enorme esforço diário dos donos dos Blogs, na minha modesta opinião bastaria tão só fazerem-no através de e-mails, por exemplo.

A todos estes Nobres e Valentes Portugueses, presto a minha humilde homenagem. Tal como os de antanho estes não serão esquecidos, antes, serão lembrados com redobrado orgulho e empenho pelas futuras gerações. Estes Bravos Portugueses continuam a travar uma luta tremendamente desigual pela Dignidade da Pátria Portuguesa e do seu Povo. Portugal deve-lhes tudo. Eles são credores da nossa máxima gratidão. A Estes verdadeiros Heróis do nosso tempo, toda a Honra e Glória da Nação.

Maria

 
At 9:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cara Maria, a sua generosidade só tem comparação no exagero do elogio, pelo menos no que a mim diz respeito. Concordo que se deve manter a chama do Portugal eterno; que cada um faça aquilo que está ao seu alcance.

 
At 12:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Da minha parte exagero nenhum. Bem pelo contrário, fui parca em adjectivos, todos vós, Heróis, merecem muito mais. Nós, os portugueses que o são de corpo e alma, devemo-vos TUDO. Nos dias que correm não existem portugueses mais Nobres e Leais do que aqueles que travam esta tremenda luta através das teclas de um vulgar computador. Luta esta, em defesa dos nossos Valores, Tradições e muito particularmente pela Integridade física, mas também moral, da nossa querida Pátria, em perigo de terrível desagregação e que nos corta o coração e dilacera a alma. Sendo já Heróis do tempo presente, que o Sois de facto, deste qualificativo jamais podereis ser desapossados, agora ou no futuro, enquanto Portugal existir como Nação. E tudo isto e que é muitíssimo, feito exclusivamente através das únicas e frágeis armas ao Vosso dispôr, as teclas de um vulgar computador. Pelas letras, já Vos agigantasteis em Nobreza e igualasteis em Valentia e Bravura aos Vossos Egrégios predecessores, Gigantes que o foram pelas armas, lutando e dando a vida em defesa do Sagrado Solo Pátrio, de que a nossa brilhante História está felizmente pejada e cujos Nomes com orgulho regista. As armas utilizadas pelos Heróis da actualidade - para enfrentar um inimigo que utiliza outras muito mais sofisticadas, poderosas, destruídoras e secretas - porque não matam, são menos eficazes do que as do passado e incomensuràvelmente menos do que as secretas usadas pelo inimigo no presente, mas a guerra sem tréguas que travam, essa, é idêntica. Houve Heróis de todo o tipo e em todas as épocas e na nossa também os há, eles são muitos, mais do que julgamos e alguns bem nossos conhecidos. Este pormenor factual - os Heróis na História dos Países - o inimigo sempre desvaloriza. Vós sois os extraordinários Heróis da actualidade, Príncipes da Escrita Blogosférica e detentores da Sublime Arte de, através da escrita, travar uma corajosa, árdua e persistente batalha com as únicas e 'mortíferas' armas de que dispondes, as pequeninas teclas de inofensivos PC's e que - nesta tão angustiante quão desgastante guerra surda contra um inimigo maligno e quase invisível e, por isso mesmo, o pior dentre os piores de todos quantos os enfrentados no passado - haveis de levar Portugal à Vitória.

Os Heróis nascem Heróis. Assim como os traidores nascem traidores. A Matríz que moldou os nossos Gloriosos Antepassados é a mesma que se encontra na presente geração. Aquela de que afinal são feitos os Grandes desta Nação.

Maria

 

Enviar um comentário

<< Home