quarta-feira, março 12, 2008

Conservadorismo moral?

Alguém acredita que o eleitorado fugiu e foge do Dr. Portas e do dr. Telmo, do Dr. Santana e do Dr. Menezes, por ver neles a carantonha severa do "conservadorismo moral"? Só se fosse mesmo o caso de João Marques de Almeida, mas julgo sinceramente que nem isso.
Estou mais inclinado a crer que as gentes se afastam por não verem neles credibilidade, por eles não lhes merecerem confiança, por não terem neles qualquer esperança ou ilusão. Provavelmente, atrevo-me a dizer, algum "conservadorismo moral" poderia ajudar. A impressão que se sente nas pessoas comuns é conhecida de todos os observadores: não vale a pena, eles são todos iguais, chegam lá e fazem todos o mesmo...
Mesmo um mau entendedor perceberá que não é de "moralismo" que eles são suspeitos.
Não serão receitas com sabor a mais do mesmo, não será no esbater de diferenças e no apagar de convicções que os cidadãos encontrarão razões para se mobilizar.
Não conheço Marques de Almeida, mas desconfio que ele se enquadre entre aqueles que segundo Pacheco Pereira enchem os blogues: "gente cuja classe social se acha acima destas coisas e conhecem pouco mais do que o Portugal das livrarias e das páginas de opinião".