segunda-feira, dezembro 03, 2007

Manuel Monteiro, o SIS e os nacionalistas

Ao iniciar segunda postação sobre o mesmo assunto quero deixar bem claro que as faladas aventuras e desventuras de Manuel Monteiro e da sua Democracia Nova com uns nacionalistas que lá terão ido quebrar-lhe o sossego me provocam a mais absoluta indiferença. Não conheço MM nem nenhum dos numerosos vinte elementos que ele escolheu como inimigos, ou que inexplicavelmente o escolheram a ele, embora pela aparência suspeite que tudo não passe de uma tosca forma de apresentar prova de vida política.
Pela minha parte, expresso sinceros votos de muita saúde e de não menor felicidade para o próprio MM, para o agrupamento que encarnou e já agora também para os enjeitados, que também são gente e até têm mostrado inegável utilidade ao fazer o PND aparecer nas notícias.
Mas, confesso, tudo isso me parece um conjunto de irrelevâncias a que sou de todo estranho.
A vida interna dos partidos é lá com eles, e a questão é francamente menor.
Porém, todavia, contudo, não resisto à tentação de voltar ao assunto.
Com efeito, quem recordar a entrevista de Manuel Monteiro à SIC Notícias lembra-se que este, falando do papel do SIS na identificação dos "indesejados" que invadiram o PND, mencionou "sites, blogues e mails trocados" que permitiriam claramente aferir do carácter anti-democrático e inadequado aos princípios do PND manifestado pelos referidos "extremistas". Já o Diário de Notícias de 26 de Novembro tinha explicado com naturalidade, sem que ninguém desmentisse nem esclarecesse, que "Manuel Monteiro teve conversações com elementos ligados ao Serviço de Informações de Segurança (SIS) sobre a entrada de militantes da extrema-direita portuguesa no Partido da Nova Democracia (PND). O DN sabe que Monteiro foi avisado sobre quem eram os militantes considerados mais perigosos e cujos movimentos e actividades estão a ser acompanhados pelo SIS. O líder do PND terá usado a informação para a cruzar com os dados existentes nos ficheiros do partido."
Ora neste ponto a questão é séria. E adianto desde já que me parece escandaloso o silêncio geral a este propósito. O SIS está ao serviço de facções em lutas internas dos partidos políticos portugueses? O SIS presta serviços a Manuel Monteiro? O SIS faz biscates na privada? O SIS em serviço oficial vigia cidadãos que cataloga segundo as suas orientações políticas? O SIS está a vasculhar o correio electrónico dos cidadãos-alvo dessa vigilância? E as comunicações telefónicas? O SIS serve para isto? O SIS pode fazer isto?
As perguntas podiam prolongar-se, e crescer em gravidade. E aqui chegados confesso que o assunto já não me deixa indiferente. É que eu, mea culpa, também sou nacionalista.Inequivocamente nacionalista, desde pequenino. Não tenho nada com o PND, nem conheço lá ninguém, não sou amigo nem inimigo de nenhum dos envolvidos nessa telenovela, mas nacionalista sei que sou. Sem partido, obviamente, nem vocação para empartidar, mas nacionalista. Estou portanto incluído entre as espécies cinegéticas. Como toda a gente o sabe, será que também eu figuro nas listas dos SIS? Também têm lá uma ficha com os meus dados pessoais? Também sou vigiado? Os meus telefonemas são interceptados? E os mails também?
Garanto que estou tranquilo e que nada nas minhas pacatas e rotineiras actividades é susceptível de merecer censura criminal. Os meus mails, as conversas com o meu telemóvel ou com o telefone de casa, aliás escassas, são completamente anódinas. Quem esteja a fazer esse trabalho deve aborrecer-se de morte. Mas, que diabo, são minhas!!!
Assim de repente lembrei-me que conheço, e fui amigo, noutros tempos, de quatro ou cinco pessoas que desempenham cargos de grande responsabilidade no SIS. Duas ou três delas por afinidades várias que não passam pelo posicionamento político, mas há mesmo dois a quem me uniam fortes laços de camaradagem. Eram nacionalistas, tanto ou mais do que eu (podem já não ser, o tempo passa). Será que o nosso serviço público de informações está a obrigá-los à dolorosa tarefa de espiolhar as gravações dos meus telefonemas e os registos dos meus mails, e analisar os meus desenxabidos escritos que vão surgindo aqui e acolá?
Tudo isto seria risível, se não fosse tão grave. É demasiadamente absurdo para ser verdadeiro. Mas acho que devia haver um esclarecimento sobre o teor da notícia do DN e das palavras de Monteiro à SIC. Seja de Monteiro seja do próprio SIS. Perante aquilo que saiu no DN e que resulta das declarações de Monteiro, tudo se pode pensar. Por mais absurdo que pareça.

3 Comments:

At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ilustre, como vê, nunca valeu a pena apoiar o Monteiro...

 
At 6:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As vezes pergunto-me se não deveria haver gente (e não personagens de novelas e afins) que verdadeiramente desse que fazer a esses si(s)dosos todos.

 
At 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Dr Monteiro só engana quem quer ou gosta de ser enganado. Quanto ao SIS será que é verdade o que se diz nos outros serviços congéneres? Não lhes contem nada de importante, senão....

 

Enviar um comentário

<< Home