sábado, novembro 03, 2007

Presença de D. Manuel Mendes em Torres Novas

A propósito do meu texto sobre D. Manuel Mendes da Conceição Santos publicado no semanário "O Almonda", de 26 de Outubro, onde me interrogava sobre a presença do Ilustre Arcebispo de Évora na sua terra natal, escreveu-me outro ilustre torrejano, Joaquim Rodrigues Bicho, com algumas informações que de algum modo respondem à interrogação levantada.
Informa Joaquim R. Bicho que já em em 5 de Abril de 1972 a Câmara Municipal de Torres Novas deliberou dar o nome de "Arcebispo de Évora" a uma rua da Cidade, o que o livro "Toponímia da Cidade de Torres Novas" refere em duas meias páginas; que no seu livro "Anais Torrejanos" Artur Gonçalves dedica 26 páginas e uma fotografia à sagração episcopal de D. Manuel Mendes da Conceição Santos; que junto da pia baptismal da igreja paroquial de Olaia, tem o Senhor Arcebispo inscrição e medalhão de bronze com o seu busto; que no livro "Torrejanos de Vulto" reproduz-se o seu retrato e desenho da pia baptismal, dedicando-lhe cinco páginas; que a "Colectânea de Textos de Autores Torrejanos" reserva-lhe dez páginas, com pequena biografia e fragmentos dos seus escritos.
Conclui, e bem, o meu atento leitor que "nunca é demais lembrar D. Manuel Mendes da Conceição Santos, que foi grande Bispo, grande Torrejano e grande Português".
Agradeço a atenção e amabilidade com que fui lido lá pelas margens do Almonda. E recomendo aos leitores interessados nas coisas daqueles sítios algumas publicações sobre Torres Novas.