domingo, junho 17, 2007

A educação em Portugal

Não há dúvida que a blogosfera nos oferece por vezes descobertas notáveis. Há pouco li um comentário de um leitor, deixado a propósito do texto "O Desastre no Ensino da Matemática".
Pareceu-me a descoberta valiosa, e procurei o blogue do comentador.
Recomendo-vos um e outro, e aqui deixo a ligação para o Educação em Portugal, e o comentário que lá me conduziu.

O desastre no ensino da Matemática é um dos indícios principais da crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola.
Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua integra, e não apenas para os assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendo a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino reproduz a Ignorância, na escala alargada.
Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.