sábado, abril 07, 2007

O sargento negro

Das vezes em que mencionei aqui a RTP Memória foi quase sempre para lastimar as suas escolhas, e a sua orientação, mas hoje compenso com uma referência mais simpática.
Na noite de ontem deu-me para ver um clássico, creio que integrado num ciclo com que se evoca John Ford (já há umas noites tinha visto outro).
Tratou-se do Sgt. Rutledge, que em Portugal circulou com o título "O Sargento Negro". Um filme velhinho, mas onde não faltam pontos de interesse. Tem o Monument Valley, presente como se fora ele mesmo um personagem da fita, a natureza imutável onde se desenrolam todos os dramas da vida do único bicho capaz de pensar em libertar-se da natureza. Tem um longo julgamento, a lembrar outros "filmes de tribunal" que escolheram esse palco privilegiado para encenar a vida. Tem como pano de fundo o racismo, e os valores, o culto dos valores, numa perspectiva que faria alguns nacionais-socialistas de que me lembro repetir enfaticamente que a raça define-se pelo espírito, a raça define-se pelo espírito...
Tem de mistura os habituais ingredientes fordianos, o humor aqui e ali a colorir o drama, uma extraordinária galeria de secundários, formidáveis grandes actores menores que povoavam um filme. Tem cinema.

1 Comments:

At 11:34 da tarde, Blogger Flávio Santos said...

Não sendo dos melhores filmes de Ford, é sem dúvida uma bela película. E nas cenas de tribunal a forma jocosa como se denunciam alguns crimes da guerra civil é deliciosa.

 

Enviar um comentário

<< Home