sábado, abril 07, 2007

Imagem fugaz

A melhor das interpretações que me ocorre sobre o resultado do concurso "Grandes Portugueses" é que talvez ainda haja uns milhares dos nossos conterrâneos em quem subsiste a sensação difusa de que Salazar foi o último dos nossos governantes onde é possível vislumbrar grandeza. Mas tenho poucas ilusões em que seja assim. Nos homens contemporâneos as preocupações raramente sobem acima do estômago, e normalmente só oscilam entre essa zona e outra mais abaixo. Mais elevado do que isso, é pouco visto.
Provavelmente o que aconteceu foi que bastantes milhares tomaram como paradigma do mal absoluto o exemplo que lhes foi apontado na escola e nos jornais, e resolveram lançar mão dele para exprimir o seu desprezo pelos que hoje mandam. Só para chatear, que o gesto esgota-se nisso, não tendo outra finalidade ou dimensão.

3 Comments:

At 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo, há sempre alguém, como eu, que reconhece grandeza em Mários Soares e Francisco Sá Carneiro, por nos terem livrado das ditaduras.

 
At 6:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só um idiota se refere assim ao pulha do Mário Soares.

Nuno

 
At 5:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Talvez o mesmo tipo de relação que nós brasileiros temos com Getúlio Vargas - ditador, sim, com alguma relação com o fascismo - mas um governante em que se via grandeza. Mas temos mais exemplos aqui: temos JK. Tentamos durante bastante tempo ver grandeza no Lula, mas não havia.

 

Enviar um comentário

<< Home