segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Karl Popper revisitado

(um artigo de João Carlos Espada)

Realizou-se na passada quarta-feira em Lisboa uma sessão de lançamento da segunda edição em língua portuguesa da obra de Karl Popper “Conjecturas e Refutações” (Almedina). Sendo a primeira edição de 2003 é muito significativo que a editora tenha considerado apropriada uma segunda edição. É legítimo pensar que há mais leitores de Popper entre nós do que poderia parecer à primeira vista. E isso é um sinal encorajador.
Karl Popper (1902-1994) foi um crítico severo e profundo do dogmatismo e do relativismo. Bertrand Russel e Isaiah Berlin, entre outros, classificaram a sua crítica ao marxismo como a mais devastadora jamais produzida. Em grande parte, isso ficou a dever-se ao facto de Popper ter mostrado que no núcleo central do marxismo está o relativismo moral - associado a um profundo dogmatismo ideológico ..
O dogmatismo ideológico de Marx assentava na teoria alegadamente científica da história. Esta proclamava que a história tinha um sentido predeterminado - o comunismo que Marx teria decifrado. Popper mostrou que essa teoria não podia ser científica, porque, não possuindo horizonte temporal definido, não admitia a possibilidade de ser refutada pelos factos.
Denunciando o dogmatismo historicista de Marx, Popper argumentou que o futuro está_aberto e depende, em grande medida, das nossas decisões - em particular das nossas decisões morais. Marx desprezara o papel das escolhas dos homens e, em particular, das escolhas morais: considerava-as uma "ilusão moralista e burguesa". Os valores morais seriam meros produtos da época histórica e serviam apenas para justificar os interesses materiais dos homens.
Popper argumentou que este relativismo moral abrira caminho à tirania comunista, a tirania do capricho, ou da vontade liberta de qualquer escrúpulo moral. E sustentou que, quando o comunismo caísse, o seu principal legado cultural seria o relativismo moral. A intoxicação ideológica com o dogmatismo historicista daria lugar - uma vez revelada pelos factos a fraude do historicismo - ao puro relativismo.
No fim da vida, tendo ainda assistido ao colapso do comunismo, Popper considerou o relativismo como a principal doença intelectual do nosso tempo. E repetiu insistentemente que as democracias liberais do Ocidente se fundam em valores morais - sem os quais ficariam à deriva e à mercê dos seus inimigos.

4 Comments:

At 4:48 da tarde, Blogger Francisco Múrias said...

Ha um livrinho que e um dialogo entre o Popper e o Konrad Lorenz sobre o determinismo notavel

 
At 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deus seja louvado! Pela primeira vez consigo identificar-me plenamente com as escolhas textuais deste blogue - admiro imensamente o pensamento de Karl Popper e subscrevo inteiramente o teor e conteúdo do post.

Contudo, sou forçado a perguntar: que faz Popper aqui? Popper, o primeiro defensor dos regimes democráticos e o maior crítico dos regimes totalitários, autoritários e das sociedades fechadas?
O que diria o prof. Salazar se visse este post?

 
At 8:39 da tarde, Blogger Manuel said...

O Prof. Salazar certamente sublinharia que o relativismo constitui efectivamente a principal doença intelectual do nosso tempo, e acrescentaria que as nossas sociedades se fundam em valores morais - sem os quais ficam à deriva e à mercê dos seus inimigos...

 
At 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tudo isso é muito certo.

Mas não queiram apoderar-se de Popper como porta-estandarte, porque ele é o primeiro inimigo de personalidades políticas como o Dr. Salazar.

 

Enviar um comentário

<< Home