terça-feira, janeiro 23, 2007

As razões do Não

2 Comments:

At 1:20 da tarde, Blogger Francisco Múrias said...

Nao tenho som portanto nao sei o que MRS diz neste video. Mas o que eu ouvi e o DN confirma «nas escolhas de marcelo» e que o Prof defende a despenalizaçao do aborto aos oito meses. Defende que uma criança completamente formada possa ser morta e ao criminoso nao aconteça nada.

Pode-se assobiar para o lado e fingir que ele nao disse nada. Mas se esta lei passar a proxima sera a despenalizaçao do aborto ate aos oito meses e ai o Prof estara no outro lado da barricada.

E importante levantar este problema para ver se ele diz que se enganou. E gravissimo que uma pessoa com as responsabilidades de Marcerlo Rebelo de Sousa diga bacoradas deste calibre

 
At 5:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não leio o DN, fujo da TV quanto posso e não me interessa saber do que o homenzinho que aparece no vídio defende ou condena.
Neste vídio, ele parece concordar com a despenalização da IVG, palavra que esconde propositadamente o termo correcto: aborto - ou, se se quiser, o uso popular "desmancho".
Ora a questão é outra e bem diferente porque abortar é matar o "ser humano" que está a ser gerado no ventre materno - e que deveria ser, mais do que tudo, acarinhado.
Então, o que se está a propor no tal referendo é uma autorização da sociedade portuguesa ao Estado para despenalizar esse crime.
Se o Povo anuir, matar deixa de ser crime? Claro que não.
Fazer um aborto - um desmancho - é um crime e quem o pratica deve ser julgado tal como qualquer outro criminoso. Compete ao juíz decidir a pena a aplicar, ponderando todas as eventuais atenuantes, tal como o terá de fazer se a "operação" for "encomendada" fora de prazo ou se estiver a proceder ao julgamento de outro crime qualquer.
Se, por isso, a mulher tiver de ser presa, resta-lhe conformar-se à natural aplicação da lei.
As questões que estão para além disto - e que, seguramente, muito nos preocupam a todos - são independentes e deverão ser estudadas, legisladas e tratadas com vista à segurança e bem-estar das crianças e das mães.

 

Enviar um comentário

<< Home