sábado, dezembro 16, 2006

Dos alfarrábios

Peço ajuda de leitor especialista. Estou a ler um livrinho que encontrei em banca de alfarrabista: "A verdade sôbre Afonso Costa", de Alberto Guimarães, Lisboa, 1935, Edição do Autor. Alguém me pode informar quem foi Alberto Guimarães?
O livrito é interessante: datado de 1935, persiste nele a atmosfera bélica dos anos da República. Estava então ainda vivo Afonso Costa, esforçando-se em Paris por ser lembrado em Portugal. E o autor faz por desancar impiedosamente o homem e o seu fantasma.
Uma curiosidade: conhecem os leitores o chiste atribuído ao Padre José Maria Gomes, personagem célebre no seu tempo, em resposta a Afonso Costa?
Eu conto. Vem no "Vale de Josafat", de Raul Brandão. A história terá ocorrido em Guimarães, num julgamento em que Afonso Costa intervinha como advogado. O Cónego José Maria Gomes, famoso piadista, era testemunha. A certa altura do seu interrogatório o advogado desagradou-se do modo como a testemunha lhe estava a responder e comentou:
- Aí está o senhor a meter uma no cravo e outra na ferradura!
Resposta pronta do Padre Gomes:
- É que o senhor doutor não pára com o pé quieto!...
Deixo-a como a conta Raul Brandão.

4 Comments:

At 2:03 da manhã, Blogger Mendo Ramires said...

Mandem vir o Paulo Porto...!

 
At 7:55 da manhã, Blogger Paulo Cunha Porto said...

Também tenho o livro, porénm ignoro detalhes da biografia do Autor. Vou averiguar.
Abraços.

 
At 10:46 da tarde, Blogger Luís Bonifácio said...

Não sei quem foi Alberto Guimarães, mas talvz esse livro seja uma resposta a "A Verdade sobre Salazar" escrito pelo pulha Afonso Costa.

 
At 10:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguem me arranja dados biograficos do conego jose maria gomes?

 

Enviar um comentário

<< Home