sexta-feira, outubro 13, 2006

Paradoxos

A comunicação social francesa dos últimos dias tem dedicado grande atenção a um caso chocante de triplo infanticídio. Uma mulher de 38 anos e o respectivo marido foram presos em França depois de terem sido encontrados no congelador da sua residência na Coreia os cadáveres de duas crianças recém-nascidas. Feitas as primeiras diligências de investigação verificou-se que efectivamente os bébés eram filhos do casal, desfazendo a defesa deles que alegavam terem os corpos sido colocados nesse local durante a sua ausência em França.
Na sequência disso e dos interrogatórios efectuados a mulher veio a confessar que eram realmente seus filhos, e que os tinha estrangulado após o nascimento, em 2001 e 2003, tendo-os arrecadado no referido congelador. Acrescentou ainda que já anteriormente, em 1999, em França, tinha sido mãe de outra criança a que também tinha tirado a vida, neste caso tendo queimado o corpo. De acordo com as suas declarações terá feito tudo sozinha, sem que o marido tenha qualquer conhecimento dos factos, desde a gravidez ao parto e aos subsequentes infanticídios, o que parece difícil de acreditar.
A imprensa a que tive acesso exprime abundantemente o horror do caso, invulgarmente macabro e sinistro. Dá-se como certo que a detida vai apanhar prisão perpétua, lastima-se a falta da pena de morte, e especula-se sobre o que acontecerá ao marido, também detido mas por enquanto apenas indiciado por cumplicidade.
Eu compreendo o horror e a indignação perante factos que indubitavelmente ferem qualquer sensibilidade normal.
Mas não me é possível deixar de pensar: fosse ela mais célere e despachada... fosse ela mais decidida... para que os deixou nascer, para que esperou emboscada, assassinando-os depois? Podia ter tratado disso um pouco antes. Tivesse ela trucidado os mesmos três bébés uns tempos antes do instante mágico do nascimento, e atirado os restos desfeitos para o cano ou para o lixo, e as vozes que hoje se erguem indignadas contra ela estariam a levantar-se em coro contra a injustiça da perseguição a uma mulher que legitimamente exerceu os seus direitos sobre o seu corpo. Teria só compreensão e apoio onde agora encontra feroz condenação. Tendo em conta o que se ouve frequentemente por aí, o que se pode concluir do caso é que ela atrasou-se. Pode esse retardamento na execução justificar tamanha diferença de tratamento?

4 Comments:

At 5:04 da tarde, Blogger �ltimo reduto said...

Notável postal!

 
At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito bom!

 
At 8:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem vistas as coisas, para os criminosos é tudo uma questão de 'timing'... e a vida depende disso!
abraço

 
At 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por uma questão de sofrimento e de auto-consciência do embrião vs. bebé.

 

Enviar um comentário

<< Home