domingo, setembro 10, 2006

Roda livre

O Governo anunciou que vai proibir a venda nas escolas de batatas fritas, bolos, chocolates e outras guloseimas afins, por fazerem mal à saúde.
Os miúdos estão muito gordos, e tudo isso engorda.
Consequentemente, nos bares e cantinas e nas máquinas de venda automática existentes nas escolas vão deixar de ser comercializados esses produtos nefastos.
(Note-se que a heroína e a cocaína normalmente causam emagrecimento, não estão abrangidas por essas condenações.)
Porém, era nas prisões que eu estava a falar. Continuando a pensar nas anunciadas "salas de chuto", continuo com interrogações para que não encontro resposta.
As ditas salas, tal como têm sido descritas, seriam uma espécie de locais de "injecção assistida". Um sítio onde os presos consumidores de estupefacientes por essa via poderiam fazê-lo com todas as garantias sanitárias.
Desde logo se nota uma incompreensível discriminação em relação à restante população do universo prisional. Porquê só os presos? Os guardas e restante pessoal da cadeia, da secretaria à direcção, que também estejam agarrados ao vício - continuarão a ter o seu comportamento criminalizado?
E se forem descobertos... serão presos, para poder então drogar-se livremente?
Pior, parece-me que existe nessa ideia, se for como tem sido publicitada, um intolerável favorecimento de um sector dos presos toxicodependentes em detrimento de outros, a que se junta uma inaceitável promoção por entidades públicas de um produto em desfavor de outros e de um modo de consumo em prejuízo dos restantes.
Com efeito, entre os detidos toxicodependentes há muitos que nunca se injectaram. Bastantes deles são consumidores de haxixe, só fumam. E um número apreciável dos consumidores de heroína também não se injecta, prefere fumar (até por não deixar marcas). E há os que só consomem coca, por inalação.
Pois bem: quem fuma ou snifa está tramado. Tem que habituar-se à ideia de metê-la na veia, senão tem a autoridade à perna.
Até o mercado sofre intolerável distorção. Então quem desenrasca umas pedrinhas de chamom lixa-se, e quem tem cavalo tem direito a sala legal? Todos os que entram na cadeia pelo haxixe vão ver-se obrigados a passar para a heroína?

2 Comments:

At 9:17 da manhã, Blogger Jorge Arbusto Sr. said...

Ainda ontem vi o filme "Homem Demolidor" em que os primeiros passos duma ditadura à lá ADmirável Mundo Novo foi proibir tudo o que fazia mal, o açucar, o sal, o chocolate...

 
At 10:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu gosto mais do Rambo I

T'á boa sô Manel.
Ah,aha,ah,ah!

Legionário

 

Enviar um comentário

<< Home