sábado, julho 29, 2006

Silly season, mas não só

Sob o título "Extrema-direita recruta nas escolas" o habitual semanário publica um vigoroso alerta sobre o perigo maior que nos espreita: a extrema-direita.
Para quem ainda não se tivesse dado conta, fique então ciente.
Porém, ultrapassando o plano do anedótico, próprio da estação, há razões para apreensão no texto da peça jornalística referida.
Ali se diz logo em subtítulo: "Setenta angariadores identificados e sob vigilância da PSP".
E depois explica-se que "a extrema-direita tem vindo a recrutar, desde o início do ano, estudantes em escolas secundárias de todo o país, numa operação de propaganda intensiva que as autoridades consideram sem precedentes no nosso país. As forças de segurança já alertaram o Governo para o perigo de transmissão aos jovens de ideias violentas, racistas e xenófobas. Na terça-feira, a GNR entregou um relatório sobre a questão a responsáveis dos Ministérios da Administração Interna (MAI) e da Educação (ME), que se reuniram, no âmbito do programa «Escola Segura». A GNR apela à necessidade de «definir uma estratégia de combate e inactivação» destas acções, as quais «podem vir a introduzir problemas graves na segurança interna»."»
O que é que se pode concluir objectivamente deste arrazoado?
Apresenta-se claro que, a ser isto verdade (vem no "Expresso", nunca se sabe), as forças policiais têm vindo a realizar operações de vigilância não autorizadas sobre cidadãos que se enquadram no conceito por elas definido de "extrema-direita". A definição usada não é conhecida, mas será certamente dada por algum politólogo lá das polícias. O critério da escolha dos alvos resulta portanto das convicções ideológicas desses cidadãos, das ideias, não de actos eventualmente praticados por esses cidadãos.
Ora acontece que os órgãos de polícia criminal têm competência para investigar crimes (actos tipificados na lei como tal) e não para vigiar grupos de cidadãos definidos a partir das suas opiniões políticas.
E mesmo em sede de investigação criminal têm as polícias que se subordinar às normas legais, e nomeadamente em matéria de vigilâncias têm que se sujeitar ao controlo judicial obrigatório.
Por outras palavras: aquilo que consta no "Expresso" que a GNR e a PSP estão a fazer é completamente inconstitucional e absolutamente ilegal. Parece resultar claro do texto citado que existem listagens, fichas, dos cidadãos rotulados como sendo de "extrema-direita", assim transformados numa categoria especial objecto de vigilância pela sua perigosidade social. Tudo por iniciativa policial?
Repito que tudo isto é chocantemente ilegal. Aconselho todos os que se saibam visados a apresentar as queixas adequadas. Para já, penso que a Procuradoria-Geral da República deveria abrir um inquérito e investigar o que se passa apenas com base na notícia do "Expresso". É crime público de abuso de poder, para além dos outros que surgirão na investigação, contra a vida privada e os direitos individuais dos cidadãos, aquilo que se pode extrair da notícia em causa. Os cidadãos do catálogo também têm direitos.

10 Comments:

At 6:27 da tarde, Blogger Nuno Adão said...

Caro Manuel, abrir inquéritos para quê? Para ocupar polícias e afins, gastar papel e tinta, para quê? Se tudo já esta programado, pre-definido!...

 
At 9:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh Manuel, estes malditos nazi-fascistas não deixam em paz os democratas.
Pensava que tinham sido todos mortos em 1945 e afinal não foram!
É urgente uma nova desnazificação senão estes naziz-fascistas acabam com a democracia!

 
At 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh Manuel não sei se é ilegal a polícia andar a fazer listas de perigosos «membros da extrema-direita», esse grande papão!
Agora, parece-me bem que andem ocupados com alguma coisinha dado não haver qualquer tipo de criminalidade no nosso país à excepção de se ser ou de se tornar um potencial «membro da extrema-direita.
Repare bem, alguém fala em tráfico de droga, de armas? Claro que não! E porquê? Porque não existe!
Agora: roubos, furtos, assaltos lá vão havendo alguns mas é coisa de somenos, diária e de forma tranquila. A polícia deve ocupar-se desses casos? Claro que não! Deve ocupar-se desses malditos nazis-fascistas que pôem em causa os direitos do homem, a liberdade a pessoa humana, o holocausto e sei lá que mais!

 
At 9:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Visconde, estou escandalizado!
Comentar as férias da Cinha Jardim? Que chateza! Saber a que praia foi, onde jantou, onde almoçou, com quem esteve, com quem não esteve? Isso não interessa a ninguém, não é notícia de telejornal, o prof. Silva não comentava, o Marcelo não comentava!
Agora, é preciso abanar de vez em quando com o Papão «estrema-direita». Isso, sim já toda a gente comenta sem dela fazer a miníma ideia o que é próprio duma sociedade democrática: toda a gente comenta sem nada saber!
Agora, irrita-me que o Expresso não fale em perigo da democracia, perigo do Estado de Direito nem muito menos na hipótese de a extrema-direita estar armada até aos dentes e prometerem um golpe de Estado nazi-fascista, claro está, para depois das férias. Ao menos, deixem o país ir de férias em Agosto!

 
At 12:54 da manhã, Blogger Mendo Ramires said...

As próximas eleições ainda vêm longe; mas, pelos vistos, já estão a fazer tremer muita gente...

 
At 2:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Será que a mula da cooperativa deu dois coices no telhado?
Não acredito!
Isto é coisa do Zé da Adega, esperto como é, joga em antecipação. Mais vale prevenir que remediar...
Ele é GNR's para Timor GNR's para o Libano, para todo o lado.
Depois das férias de Verão a coisa passa. E com esta promoção, até é bem capaz de se arranjarem uns grupos de extrema-qualquer-coisa, uns desacatos na via pública...
Uma espécie de "guerra ao terrorismo interno". É o que fazem lá fora as democracias importantes.
Os meus cpts.

 
At 2:06 da tarde, Blogger Vítor Ramalho said...

O recrutamento é feito nas escolas a exemplo de qualquer outra estrutura juvenil partidária.
Será que a policia se preocupa com o tráfico de droga junto ás escolas?
Será que a policia se preocupa com os assaltos junto ás escolas’ Com a pedofilia, com a venda de bebidas alcoólicas e tabaco etc etc?

 
At 4:35 da tarde, Blogger Flávio Gonçalves said...

Caro Visconde,

Eu queria era saber das férias da Pipinha Jardim =) qual Cinha qual quê!

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem toda a razão o Fuas Roupinho!
É urgente enviar toda a «extrema-direita», esses nazis-fascistas para Auschwitz e aí serem todos gaseados!
No entanto, é preciso ver se as câmaras de gás funcionam pois os burros dos SS não tinham as câmaras de gás a funcionar, salvo aquelas que gasearam 6 milhões.
Estou em crer que com as obras de melhoria feitas pelos soviéticos que funcionem todas com alta tecnologia.
O problema é saber quem vai pagar a conta do gás...

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na realidade, suspeita-se que os SS tivessem câmaras de gás de tecnologia racista, pois só matavam judeus.
Julga-se que a capacidade máxima ia até 6 milhões.
No entanto, porque não pedir ajuda tecnológica aos Estados Unidos e a Israel que são mestres no assunto?

 

Enviar um comentário

<< Home