sexta-feira, março 24, 2006

Tout va très bien, madame la banquise!


Powered by Castpost
Num país pobre, em que a economia real "cresce" 0,5%, quando os bancos anunciam lucros anuais de 40%, 50% ou 60% será exagerado pensar em vampirismo?
A imagem das humildes sanguessugas, chupando às escondidas o sangue das vítimas em que se instalam, parece frouxa para representar o caso...
O certo é que, contrariamente ao que cheguei a pensar e a dizer, decorrido um ano de governo socrático a estrela deste e da sua vedeta maior parecem brilhar mais firmes e resplandecentes do que nunca.
E a bancocracia também, não podendo desligar-se uma e outra dessas realidades.
Eles são mesmo socialistas; mas com o tempo assentaram em que do marxismo era para guardar tão só a "lei da acumulação do capital", em adaptação livre, e o resto era para realizar na "agenda social". Por seu lado, a burguesia urbana que se concentra em Lisboa e tem umas ramificações esporádicas aqui ou ali, e que sempre foi profundamente de esquerda mesmo quando se acha de direita e mesmo quando por vezes tomou posições à direita, respirou de alívio e grata surpresa: afinal eles não queriam os anéis, nem sequer os dedos.
Tudo vai bem, portanto. Uns podem realizar-se na "agenda social", em que todos mais ou menos estão de acordo; e todos podem fraternalmente conviver naquilo que interessa, em que descobriram que afinal têm tudo em comum.
Um deslumbramento.

2 Comments:

At 10:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já fomos ultrapassados pela República Checa.

 
At 1:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A Rep. Checa?!
Já!?

Que vergonha.

 

Enviar um comentário

<< Home