sábado, março 11, 2006

Jornal de Olivença

Destaque hoje para o Alentejo esquecido. Já agora somos todos de Olivença.
Conheçam o Jornal de Olivença e toda a rede de blogues e sítios afins.
É um sonho alentejano, com que Portugal resiste.

2 Comments:

At 11:43 da manhã, Blogger António Viriato said...

Já fui ver. Acho louvável a iniciativa.

Seria desejável que o sítio oferecesse melhores condições à participação dos que se interessam pela causa patriótica, como poucas, de Olivença. Ainda assim, é seguramente meritória a sua existência.

Ao tema de Olivença tenho dedicado alguma atenção e já por várias vezes o escolhi como assunto das minhas crónicas internéticas.

Seria necessário divulgar muito mais este espinho amargo enterrado no coração das nossas relações com Espanha.

Haveria primeiro que reintroduzir o seu conhecimento nos manuais escolares, coisa que só depende de nós, portugueses, e de mais ninguém.

Se o tema não voltar às disciplinas escolares, do Primário e do Secundário, dificilmente o manteremos vivo, nas gerações futuras.

Até o termo Olivença já conseguiram fazer sair de um dicionário enciclopédico de José Pedro Machado reeditado em 1999, quando a edição de 1960 o mantinha com a correspondente informação.

Tudo isto feito à revelia do seu autor, distinto académico de larga eruduição e rara probidade, infelizmente desaparecido em 26 de Julho de 2005, com 91 anos incompletos de uma vida inteiramente dedicada ao Estudo, ao Ensino e à Comunidade. Do facto, também lhe dei, na minha casa, a devida atenção.

Da falta do termo no Dicionário, agora editado pela D. Quixote, igulamente o referi e comuniquei ao Grupo dos Amigos de Olivença, para que, como pessoa jurídica, interpelasse a Editora.

No entanto, não cheguei a recebr notícias de qualquer diligência efectuada pelo GAO. Ignoro a sequência que ao assunto foi dada, apesar de lhe ter escrito a este propósito. Assim, é difícil expandir a causa.

Peço desculpa de me ter alongado. Bom fim-de-semana para todos.

 
At 12:02 da tarde, Blogger António Viriato said...

Escaparam-me dois erros ortográficos, dois borrões indesejados em qualquer escrito. Corrijam-se : erudição e receber. Pode parecer obsessão com a Norma, mas acho que já bastam os contumazes prevaricadores ortográficos que pululam na blogosfera e irremediavelmente a poluem, para além do que temos de aguentar com o conteúdo do que escrevem.

 

Enviar um comentário

<< Home