terça-feira, março 28, 2006

Ilusionismos, ou o desmantelamento do país restante

Como diz o Prof. Soares Martinez na sua crónica de hoje n' "O Diabo", "os povos assumem, frequentemente, a posição dos espectadores em face dos ilusionistas. Olham para o que eles exibem e não para o que escondem."
Por aqui se explica o êxito momentâneo da representação do actual Primeiro-Ministro, que, à míngua de qualquer projecto nacional mobilizador ou de qualquer projecto de construção, se vai notabilizando pelos anúncios dos encerramentos.
Fecham os centros de saúde e as maternidades, fecham as escolas e os postos policiais, fecham as repartições de finanças e os notários, fecham os quartéis e as fábricas, fecham as comarcas, as freguesias e os concelhos. E o pessoal embasbacado a ver, na expectativa do que irá sair da cartola.
Se persistisse o uso de cognome em quem nos rege, não seria descabido crismar o Príncipe de Sócrates, o Extintor.
Resta esperar para ver o que persistirá em todo o interior do país, ou quem poderá continuar a fazer aí a sua vida ao fim de tantas e tão enérgicas medidas extintoras.
Em sítios onde não se pode nascer, nem trabalhar, nem morrer, quem e para quê poderá continuar a viver?

4 Comments:

At 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já ouvi dizer que também vão ser extintos vários cemitérios.
Será verdade?

 
At 9:34 da tarde, Blogger Eurico de Barros said...

Só nunca se extinguem os políticos, caramba.

 
At 12:52 da manhã, Blogger Mendo Ramires said...

E eu já extingui a minha semanada para «O Diabo»... Por isso, lhe agradeço que aqui vá transcrevendo o que de mais interessante lá se diz.
Saudações blogosféricas!

 
At 2:34 da tarde, Blogger JSM said...

Extingue-se o tempo para remediar tudo isto...
A farsa, bem montada, passa por rápidas aparições a enunciar 'pacotes numéricos de medidas': agora são as duzentas ou trezentas medidas para acabar com a burocracia! Segue-se a 2ª via para as mil maneiras de fazer bacalhau!
Um abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home