sábado, janeiro 21, 2006

O decálogo conservador

Are you a conservative?
Desconfio que a mania da sistematização é algo esquerdista (a crença nas definições, na classificação, na arrumação taxonómica, são taras do cientismo, que tiveram a sua expressão mais obsessiva no sociologismo positivista) mas ainda assim cedo a recomendar uma espécie de decálogo organizado por Russel Kirk para tentar fixar o que define um conservative.
Façam favor de analisar os Ten Conservative Principles. Se acaso couberem no retrato, descobriram: são todos uns conservadores segundo Russel Kirk.
Podem ler ainda a esse propósito The Essence of Conservatism (essence como essencial, e não combustível).

1 Comments:

At 3:31 da manhã, Blogger O Corcunda said...

Não acha que o conservadorismo tradicionalista de Kirk é compatível com o Integralismo?
Jusnaturalismo, positividade, tradição, prudência, descentralização, concepção antropológica negativa cristã, liberdade e propriedade, estabilidade social, comunitarismo, mudança com preservação da essência...
Isso é má vontade com o senhor!

Eu acho sinceramente que estas posições de Kirk (no The Conservative Mind eram apenas 6 os pontos do conservadorismo), não acertam no que é realmente importante, filosoficamente!
São, contudo, um interessante abrir de apetite.

Quando Sardinha se afirmou contra os "conservantismos" não se referiria, por certo, a um conservadorismo eudaimónico como o do Kirk.

 

Enviar um comentário

<< Home