sábado, janeiro 28, 2006

O alentejano Cristóvão Colombo

Pelos Amigos da Cuba, tomei conhecimento que a Fundação Alentejo-Terra Mãe , através do seu presidente, Dr. José Flamínio Roza, anunciou a atribuição de um prémio de 10.000 Euros a quem apresente novas provas sobre a nacionalidade portuguesa e naturalidade alentejana do navegador e descobridor das Américas, que ainda conhecemos na História com o nome de Cristóvão Colombo.
A revista Alentejo-Terra Mãe, no seu número correspondente ao 1º Trimestre 2006, apresenta o programa de acção da Fundação para o ano 2006, onde consta já a atribuição deste prémio.
Ora ainda bem. O assunto merece o interesse de todos. Mas não era má ideia reeditar os livros de Mascarenhas Barreto, que tão pouca atenção pública merecem mesmo de quem abundantemente os pilha, como acontece presentemente com o badalado José Rodrigues dos Santos.

8 Comments:

At 7:53 da tarde, Blogger António Viriato said...

Conviria saber por que razão o Vasco Graça Moura, em tempos, tanto zurziu o Mascarenhas Barreto e a sua tese do Cristóvão Colombo português. Não retenho os argumentos então invocados por VGM, nem conheço os novos do JRS, mas sinto alguma relutãncia em procurá-los na leitura do seu livro, por tão súbito êxito comercial, deste, suponho, romance histórico, que explora uma tese ainda que ficcionada. Quem pode adiantar a questão principal da tese do Colombo português ?

 
At 9:22 da tarde, Blogger Manuel said...

A melhor síntese que se encontra na net é realmente o que está no site do Núcleo dos Amigos da Cuba, acima referido.

 
At 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tanta coisa pelo colombo, quando os irmaõs João e Miguel Corte-Real estiveram na América 40 anos antes do colombo.A pedra de Dayton confirma isso!

PS.-E são portugueses, não Genoveses.

 
At 9:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cruzar las piernas despues de presentar el "telejornal".....

 
At 11:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«O Mistério Colombo Revelado»

15 anos de investigação científica rigorosa arrasam a versão da historiografia oficial.
Colombo não era genovês, mas sim um espião português ao serviço de D. João II.

A Ésquilo – Edições e Multimédia publicou, em Novembro 2006, um ensaio de investigação histórica dedicado a vida do «descobridor da América» conhecido em Portugal pelo nome de Cristóvão Colombo. Trata-se de um estudo aturado com 648 páginas que marcará certamente a historiografia colombina. Conta com o prefácio do escritor e jornalista José Rodrigues dos Santos, autor do romance «O Codex 632», e foi apresentado sexta-feira, 27/10, às 18h30, no auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona, em Lisboa, pelo Prof. Doutor José Carlos Calazans, historiador da Expansão Portuguesa.
O co-autor Manuel da Silva Rosa esteve presente no lançamento em Lisboa tal como na inauguração da estátua a Colon em Cuba: http://www.colombo.bz

 
At 10:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sobre a obra "Mistério Colombo Revelado", bem como sobre as que a precederam e nela "estranhamente" não são mencionadas, para quem dá valor ao seu dinheiro, sugiro a leitura do blog Pseudo-História Colombina: http://ph-colombina.blogspot.com/. Fica tudo dito...

 
At 10:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Exmos Srs

A minha formação não é em História, mas sim em Ciências,por isso me permito salientar a importância decisiva que constituem os testes de D.N.A.
Segundo o que tenho lido, os testes de D.N.A. realizados com os ossos de Colon, excluem a hipótese da sua nacionalidade ser genovesa.
E para meu espanto, enquanto os espanhóis, tentam provar que Colon era catalão, uma parte da sociedade, dita intelectual, portuguesa, levanta em armas em defesa da nacionalidade genovesa.
Não sei se choro... se rio...
Mas que é estranho...isso é!
M. Luís

 
At 10:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por esse prémio vou já encomendar uns originais ao Martim Moniz

 

Enviar um comentário

<< Home