quarta-feira, dezembro 21, 2005

Pátria exangue

Diz um estudo do Ministério da Administração Interna que mais de 20 esquadras da PSP e dezenas de postos da GNR poderão fechar total ou parcialmente já no próximo ano.
Percorrendo o país, deparamos a cada passo com escolas que fecharam. São centenas e centenas. Das primárias, mas agora também as secundárias, e também as universidades, muitas terão que fechar. Asseveram os governantes.
Nos mesmos passos damos com estações de caminho de ferro que fecharam, aos milhares; não admira, que também as linhas fecharam.
A paisagem é povoada por altas torres de silos da antiga EPAC, de Norte a Sul. Todos fecharam. Tem toda a lógica, a produção de cereais também fechou.
Segundo o douto ministro que nos trata da saúde, temos médicos a mais e hospitais a mais. Vão fechar, os hospitais e os centros de saúde e as maternidades.
Ao que se sabe das reformas em estudo no ministério que nos garante a justiça, prepara-se a extinção de tribunais, às dezenas, fala-se em setenta ou oitenta, país fora. Estão a mais, não são precisos.
Pelo que vai nos gabinetes que desenvolvem a reforma administrativa, também inúmeras freguesias e concelhos terão que acabar. Estão a mais, fecham-se.
Ainda não ouvi dizer nada de concreto, mas é de supor que aplicando os mesmos critérios em breve se assista ao encerramento em todo o país interior de conservatórias, de notários, de repartições de finanças, de tudo o que é público e não atinja os mínimos definidos abstractamente no Terreiro do Paço.
A seguir, fechando tudo isso e não havendo gente, também o restante não poderá manter-se: as agências bancárias não ficarão no deserto. E se não há ovelhas não há pastor: de igual modo os senhores bispos extinguirão as paróquias.
Somos um país em vias de extinção, entregue nas mãos da comissão liquidatária.

3 Comments:

At 3:48 da tarde, Blogger Flávio Santos said...

Só falta venderem o interior a Espanha.

 
At 10:54 da tarde, Blogger Jansenista said...

A comissão liquidatária já foi vista em Badajoz (a entrar no Bingo).

 
At 1:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Com a dupla Sócrates-Cavaco é de temer o pior. O país tende a fechar(naturalmente com as contas certas e o déficite a zero). E a nação sobreviverá?


esteves-sem-metafísica

 

Enviar um comentário

<< Home