sexta-feira, setembro 16, 2005

Simulação da data de aposentação

Apesar da contestação que se tem feito ao novo regime de aposentação imposto pelo actual governo, estou convencido que a generalidade dos atingidos ainda não se deu conta da gravidade das alterações introduzidas.
Contesta-se, por haver a sensação genérica de que as inovações vão todas no sentido de prejudicar as expectativas de cada um, baseadas nas leis existentes.
Porém, a quase totalidade dos visados, que constituem o gigantesco universo abrangido pela ADSE, e potencialmente pela Caixa Geral de Aposentações, ainda não viu concretamente, fazendo as contas, até que ponto o novo regime irá trazer prejuízo à sua situação individual.
Com efeito, as modificações introduzidas são bem mais gravosas do que aquilo que todos os potenciais lesados estão a contar.
Desafio por isso todos os interessados fazer a verificação. O site da Caixa Geral de Aposentações contém um simulador da data de aposentação, de muito fácil utilização, onde pode confirmar-se qual o ano da aposentação de cada um, com a pensão completa, face ao novo regime legal, introduzindo simplesmente a sua data de nascimento e o seu tempo de serviço em 2005-12-31.
Experimentem, e vejam o resultado. É simplesmente aterrador. Num país em que não falta gente que assegurou subvenções mensais vitalícias chorudas por exercer durante 4 anos funções na Caixa Geral de Depósitos, ou cargos políticos durante 8 anos, praticamente todas as centenas de milhares de pessoas que confiavam no regime legal da CGA passarão a ter que estar no activo (a trabalhar e a descontar) períodos normalmente de mais 6 anos, se quiserem ter direito à pensão completa. Centenas de milhares de pessoas que assentaram os seus planos de futuro na expectativa de se aposentarem com 36 anos de serviço vão ter que completar 41 ou 42 anos de trabalho. Esperavam ser aposentados com 57 ou 58 anos de idade e só poderão sê-lo com 65 ou 66, quando as perspectivas de vida estiverem uns 6 ou 7 anos mais próximas das perspectivas de morte...
É muito pior do que tudo o que se tem dito; e será melhor que todos verifiquem por si, sem tardança, o que lucraram com a governação socialista.

1 Comments:

At 5:18 da tarde, Blogger vs said...

E vão com muita sorte.
Em alguns países da Europa central já se caminha para as reformas aos 69 anos.

Mesmo que desatásemos a ter filhos desenfreadamente, os efeitos dessa taxa de natalidade alta só influenciariam a Segurança Social dentro de uns 20 a 25 anos,isto na melhor das hipóteses.

E, mesmo assim, os resultados seriam duvidosos, pois dentro de duas décadas será preciso ainda menos mão-de-obra que hoje.

Dentro de alguns anos, não muitos, a Segurança Social estará largamente privatizada.

A 'social-democracia' e o 'Estado-Social-que-paga-tudo-aos-meninos' são coisas do passado.
Essa época acabou. E não foi por falta de aviso, pois esse fim estava previsto já desde os anos 60 e desde as críticas a Keynes.

Afinal de contas: Arbeit macht frei.

 

Enviar um comentário

<< Home