domingo, setembro 18, 2005

Política

Os portugueses estão fartos de política. Toda a gente está farta de política.
E contudo dei por mim a pensar precisamente o contrário: que falta faz a política! Em que atoleiro nos meteu a ausência da política! Como é impressionante o vazio que ela deixou!
Reparem bem nos confrontos eleitorais a que assistimos. Vejam os debates na TV entre os candidatos. Vêem lá a sombra de uma ideia política? Notam alguma marca que efectivamente os distinga, que não seja mera fórmula eleitoral, marketing pessoal ou de grupo?
Onde está a política?
Os políticos que se combatem hoje nas nossas sociedades não estão a concorrer para governantes - discutem as suas habilitações para governantas.
Falam de gestão corrente, zangam-se por causa da lista da mercearia, ofendem-se por ordem dos seus conselheiros de imagem - mas ideias políticas não mostram uma.
Chamem-lhe desideologização, expliquem-me que as eleições agora se ganham ao centro, onde as ideias são indistintas, o mesmo que coisa nenhuma, o que eu constato é que a política foi atirada pela classe política actual para o baú da História.
Agora não só está na moda não ter ideias nem cultura - é visto como um perigoso extremista e lunático aquela que tiver a pretensão de ter umas quantas ideias e algumas tantas leituras.
No cinzentismo nivelador que se instalou, onde proliferou e medrou a classe política mais medíocre de que há memória registada, como estranhar que as eleições, seja em Portugal, na Noruega, na Nova Zelândia ou na Alemanha, exprimam no resultado não uma esperança mas uma resignação? Que os eleitores votem sem qualquer ilusão de mudança, com o conformismo de quem espera apenas que o dia seguinte não traga ainda males maiores?
Hoje como ontem, estou em crer que a política faz muita falta.

1 Comments:

At 1:31 da tarde, Blogger vs said...

Na Noruega, de certezinha, não votam com esse sentimento negativo.
Sendo a Noruega, de longe, o país com melhor nível e qualidade de vida do MUNDO, os noruegueses são 'serenos'.
E estão com o futuro assegurado, pois o graunde poupança dos governos noruegueses assegurou a manutenção do bem estar muito para além do eventual esgotamento das reservas petrolíferas.
Mas a Noruega nem precisa assim tanto do petróleo...com um 'know-how' daqueles estão bem refastelados.
A luta política, lá, é a luta calma e sereno dos ricos, num país sem probreza.

 

Enviar um comentário

<< Home