quinta-feira, agosto 25, 2005

Alma alentejana

A defesa dos valores e da identidade alentejana, o orgulho alentejano, fizeram nascer a Fundação Alentejo-Terra Mãe.
Nas suas finalidades estatutárias atribuiu-se a missão de investigar, divulgar e preservar a história, as tradições, os costumes e os falares do Alentejo, assim como os valores culturais, artísticos, arqueológicos, paisagísticos e ambientais da região. Propõe-se também criar prémios e bolsas de estudo, promover as artes e ofícios tradicionais, apoiar a criação de empregos e a fixação de residência no Alentejo e, quanto a solidariedade social, apoiar as crianças, os jovens e a terceira idade.
A Fundação apresenta no seu Conselho-Geral, presidido por Diogo Pires Aurélio, diversas personalidades nascidas no Alentejo, como Murteira Nabo, Rui Nabeiro, Henrique Granadeiro, João Cutileiro, Manuel Ferreira Patrício, Joaquim Nazareth, Manuel Lopes Porto, Menezes Cordeiro, Manuel Fialho, Fernando Madrinha, Manuel Madeira Piçarra e Rogério Alves.
Está previsto para 15 de Outubro o lançamento da revista trimestral Alentejo-Terra Mãe, coincidindo com a sessão de apresentação da Fundação e do respectivo portal de Internet.
A revista anuncia uma tiragem média de 30 mil exemplares e distribuição gratuita em todo o Alentejo, bem como nas áreas envolventes da Grande Lisboa, Setúbal e Algarve, e será dirigida por José Flamínio Roza, também instituidor da Fundação.
No primeiro número o tema forte será "Economia ou Desenvolvimento?", centrando-se na discussão dos grandes projectos turísticos para o Alentejo e nos cenários possíveis para o futuro.