sexta-feira, junho 17, 2005

A Câmara de Lisboa

A batalha eleitoral em Lisboa conta com novo protagonista: depois de Manuel Carrilho, Carmona Rodrigues, Sá Fernandes e Ruben de Carvalho foi agora anunciado por Ribeiro e Castro que o CDS apresentará a candidatura de Maria José Nogueira Pinto.
Eu preferia que fosse o próprio Ribeiro e Castro. Para falar verdade até já tinha idealizado uma campanha personalizada para lançamento do chefe democrata-cristão.
Com efeito, ele tem sobre os outros uma vantagem significativa: o pai já foi vereador e Presidente da Câmara de Lisboa. Como todos mais ou menos sabemos, nessas coisas a hereditariedade tem muita importância. O saber adquire-se, e normalmente o primeiro local de transmissão de saberes é a própria família.
Portanto não tinha nada que saber: fazia-se uma campanha à base de grandes cartazes em que aparecia de um lado o Eng. Santos e Castro, em tom esbatido, amarelecido, sépia de fotografia antiga, e na outra metade em contraponto a imagem de Ribeiro e Castro, com um ar colorido e vigoroso, recebendo o testemunho. O passado no presente. A renovação na continuidade. Os slogans podiam adaptar-se à situação, do género "filho de peixe sabe nadar" (o povo gosta de se reconhecer nas suas frases, não compreende a maior parte daquelas mensagens cifradas inventadas pelos publicitários).
Não pode ser, paciência. Fica a ideia.
Mas a campanha lisboeta promete ser bem interessante.