quinta-feira, maio 26, 2005

Livros do dia

Na Feira do Livro do Porto estão hoje como livros do dia duas obras que despertarão certamente o interesse dos amadores de História.
A primeira, é a publicação das "Actas secretas da Câmara dos Deputados e do Senado da República sobre a participação de Portugal na I Grande Guerra". Está editado pela Assembleia da República e encontra-se no Stand D-3.
Fica recomendado especialmente ao responsável da Nova Floresta e também das Cartas Portuguesas.
O segundo, é o estudo sobre "A Carreira da Índia", publicado pelos CTT, e está no Stand D-7. O autor é o Francisco Contente Domingues, que tem vindo a construir uma sólida e vasta obra de historiador, centrada nos descobrimentos portugueses, sem precisar dos favores dos holofotes nem da trafulhice das promoções organizadas sobre a forma de crítica. Acresce que o Francisco é um velho amigo (como talvez se lembrem o comentador Eurico e o colega bloguista Humberto, ambos do mesmo tempo de Faculdade de Letras), que lamentavelmente não vejo há uns anos por contingências da vida.
Também na feira do Porto andarão a irmã do Pacheco Pereira a lançar um livro sobre anjos e uns rapazes que cairam em graça e que gostam de se autochamar de felinos malcheirosos. Mas nesta parte estou nada interessado.