sexta-feira, março 11, 2005

Presença de Lima de Freitas

É tempo de lembrar Lima de Freitas, uma das mais marcantes personalidades artísticas da segunda metade do século XX português (e a meu ver o único grande discípulo de Almada, na pintura e na permanente inquietação espiritual).
Está ainda disponível ao público uma exposição de diversas obras do pintor que pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14.00 às 20.00 horas, até 12 de Março, na Galeria Corrente d'Arte (Av. D. Carlos I, 109, em Lisboa).
Podem portanto aproveitar este sábado para passar por lá.
E foi editado um novo livro reunindo diversos ensaios do pensador e filósofo, "Lima de Freitas - Um Caminho Secreto", publicado pela HUGIN, obra organizada e prefaciada pela crítica literária e ensaísta Maria João Fernandes e em cujo projecto colaborou o pintor e poeta Gonçalo Salvado.
A obra integra importantes ensaios de Lima de Freitas que nunca haviam sido publicados: "A Barca e o Espírito Santo", a "Iconografia do Espírito Santo e os Painéis", "O Culto do Espírito Santo e o Imaginário Lusitano", "Os Três Espelhos e a Beleza Paraclética" e o projecto para um livro subordinado ao tema "Introdução ao Hermetismo na Arte Portuguesa", que, em si mesmo, conforme acentuou Pinharanda Gomes, é o grande desafio feito por Lima de Freitas às novas gerações.
A sessão de lançamento do livro traduziu-se numa homenagem em que participaram o filho do pintor, José Hartvig de Freitas, as professoras universitárias Teresa Rita Lopes e Maria João Fernandes, o crítico Pinharanda Gomes e o editor José Manuel Ferreira.

1 Comments:

At 6:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande exposição!

 

Enviar um comentário

<< Home