sexta-feira, março 25, 2005

Novidades das editoras

Quero crer que nas nossas Faculdades de Direito ainda haja quem tenha presente a ideia que um legista não é o mesmo que um jurista, que o simples técnico de Leis não faz o homem do Direito.
Se assim for, e apesar das reformas, uma a cortar no Latim, porque é língua morta, outra a cortar na História, porque trata do passado, outra poupando na Filosofia, porque não serve para nada, ainda haverá por lá quem tenha o gosto do saber, culto que em tempos atingiu alta expressão nessas Escolas.
Se estou enganado, certo será que se acelerou o caminho para a transformação desses estabelecimentos em escolas de formação profissional, onde se aprende eficiência no preenchimento de formulários e respectiva introdução em redes de dados.
Para os que mantêm a aspiração de chegar mais longe e mais fundo, tenho o gosto de informar que estão publicadas na Imprensa Nacional duas obras que há décadas (muitas) faziam sentir a sua falta: são os "Estudos de Filosofia Jurídica e de História das Doutrinas Políticas" de Paulo Merêa, e os "Estudos de Filosofia do Direito e do Estado", de Luís Cabral de Moncada (estes enriquecidos com a apresentação do mais ilustre dos discípulos de Moncada, António José de Brito).
Todos os estudantes de História ou de Filosofia, nomeadamente no âmbito das Faculdades de Direito, sabem da dificuldade que havia em aceder aos estudos dos dois grandes Mestres, e muitos têm a noção da importância dessa lacuna, que se lamentava, como disse, há décadas.
E então aí têm: estão disponíveis nas edições da INCM os estudos de Paulo Merêa e Cabral de Moncada, trazendo ao público do nosso tempo dois extraordinários vultos da cultura portuguesa.