segunda-feira, fevereiro 14, 2005

POR VIA DA CAIXINHA ENTUPIDA

(aqui vai o resto do recado para o Eurico de Barros)
[O Canadá não é perfeito, Eurico, mas é bem melhor país do que a Alemanha do III Reich, a URSS, a China, a Itália de Mussolini, a Espanha de Franco ou Portugal de Salazar. Comparar até é pecado. O Zundel tem dois problemas com as autoridades do Canadá, para além do diferendo com os sionistas por causa do holocausto: está ilegal e criou aqui um movimento de adeptos, com todos os tiques e símbolos] que fatalmente iria desagradar em cheio a um povo que tem milhares de rapazes seus enterrados na Europa por via da aventura hitleriana. Há neste povo um orgulho imenso por ter lutado contra esse regime e esse ditador, de modo que um apóstolo da suástica, demais querendo organizar hostes de adeptos, não terá por aqui um futuro risonho.
Houve algumas vozes, até no ensino universitário, que criticaram a propaganda feita à roda do holocausto, houve um mesmo que lhe chamou "a indústria do holocausto", e é claro que os sionistas foram aos ares, mas ninguém reprimiu quem falou. Com o Zundel é diferente porque há muito mais coisas envolvidas. E como o Eurico deve saber, nem todos os países têm dirigentes políticos, da situação e da oposição, irresponsáveis a ponto de deixarem medrar grupos extremistas. Isso é bom para Portugal que, desde há 30 anos, se tem permitido o luxo de ter tudo - desde sul americanos vermelhos a lavadores de dinheiro. Para não falarmos do período anterior, durante a guerra colonial, quando os traficantes de armas, alguns mascarados de repórteres fotográficos, viviam em tribo com o pessoal da CIA, e todos eles numa promiscuidade catita com situacionistas e opositores do regime. Há países que tentam preservar a sua soberania.
O Canadá é, modestamente, um deles. Não faz barulho, não arrota postas de pescada como o vizinho so sul, mas defende-se. É isto mau? Eu não acho.
Fernanda Leitão