segunda-feira, janeiro 24, 2005

TEMPOS DE LULA

(ou uma quase crónica brasileira)

Que ninguém se espante se, no final dos quatro anos de seu mandato (se é que chega lá), Dom Lula estiver bem mais gordo e balofo, um verdadeiro Rei Momo.
O deslumbre com o poder é tanto que até na hora da comida exagera nas compras.
No palácio do planalto, é bom lembrar, o programa fome zero funciona.
Fome e sede zero. Todos querem, literalmente, se entupir de comida e bebida.
O processo de licitação de número 00140.000226/2003-67, publicado no Diário Oficial da União, previu a compra de 149 itens para o palácio.
Dentre eles constam: sete toneladas de açúcar; duas toneladas e meia de arroz; 400 latas de azeitona; 600 quilos de bombons; 800 latas de castanhas de caju; 900 latas de leite condensado...
Tudo altamente calórico e exagerado. O pior é que pelo prazo da licitação, tudo isso deverá ser consumido em 120 dias.
Mas tem mais. Constam ainda: dois mil vidros de pimenta; dois mil e quinhentos rolos de papel alumínio; quatrocentos vidros de vinagre; quatrocentos e sessenta pacotes de sal grosso e ainda seis mil barras de chocolate.
Se você, caro leitor, apanhar uma calculadora, vai concluir que a turminha de Dom Lula está consumindo por dia: 58 quilos de açúcar (ou dona Marisa faz muito bolo ou Lula toma muita caipirinha...); 22 quilos de arroz; 50 barras de chocolate; 15 vidros de pimenta...pimenta???
Como a repercussão dessa compra foi negativa, Rei Momo mandou tirar do site oficial do governo o processo de licitação, que já havia sido publicado na edição número 463 do Diário Oficial.
Rei Momo é assim: num dia esconde o que faz, noutro camufla o que compra.
Deslumbrado é pouco. E a coisa vai mais longe.
Em outra licitação (00140.000217/2003-36) dá para perceber que o Rei Momo gosta de festa. O Gabinete da Presidência comprou um pouco de tudo para beber.
Entre os itens: 129 mil litros de água mineral (consumo de mais de mil litros por dia); duas mil latas de cerveja; 35 mil latas de refrigerante; 1344 garrafas de sucos naturais; 610 garrafas de vinho (consumo de cinco por dia); 50 garrafas de licor.
A sede dos deslumbrados vai além, mesmo com muita gente morrendo por falta de água no sertão, que Rei Momo conhece bem.
Em outra licitação (00140.000228/2003-56), Rei Momo mandou comprar para seu palácio: 495 litros de suco de uva; 390 litros de suco de acerola; o mesmo tanto de suco de maracujá, laranja, tangerina e manga.
É o sede zero palaciano. Como cada litro de suco resulta em 30 copos, Momo e os bôbos da corte vão se entupir com 99.225 copos de sucos variados.
Talvez esteja aí a explicação para tanta compra de açúcar...
Ou será que ninguém conhece adoçante?
Uma outra compra diz respeito a 2.250 quilos de pó de café.
Uma conta simples resulta em 2145 cafezinhos por dia.
Desse jeito Rei Momo vai acabar perdendo o sono.
E de novo, açúcar no café? A farra não termina por aqui.
Numa outra compra (00140.000126/2003-31) Rei Momo prova que é bom de estômago - não há sal de fruta que o supere.
São três toneladas e meia de batata: duas mil dúzias de ovos; duas toneladas de cebola e uma tonelada de alho poró...
Isso na composição dá uma verdadeira bomba.
Na mesma compra tem mais: 2400 abacaxis; uma tonelada e meia de banana; outro tanto de ameixa e ainda uma tonelada de caqui.
Pelo que se entende de outra compra (00140.000227/2003-10), dona Marisa Letícia anda cozinhando pra fora, servindo marmita.
Foram comprados para serem consumidos em 120 dias: dez botijões de gás de dois quilos (deve haver alguma espiriteira no palácio): 170 botijões de 13 quilos; 20 cilindros de 45 quilos e mais 45 toneladas de gás a granel.
Continha simples: 24 botijões por dia consumidos (vai cozinhar assim na casa do chapéu).
Quer mais farra? Então vai: O gabinete da presidência mandou comprar: dois mil CDs para gravação, com as respectivas caixinhas, e 20 mil disquetes.
Estaria Rei Momo montando uma gravadora pirata?
E alguém tem idéia de quanto se paga de roupa lavada no Palácio, em 120 dias? - 54 toneladas - ou 13 toneladas e meia por mês, ou ainda, 450 quilos de roupa por dia.
Rei Momo torna feliz qualquer tintureiro.
Talvez a justificativa para a lavanderia seja uma outra compra, a de número 00140.000143/2003-78. São: 300 colchas; 330 lençóis; 300 fronhas; 50 travesseiros; 66 cobertores (cobertor em Brasília é grave, hein?); 15 roupões; 20 jogos de toalha; 20 toalhas de banho e 120 colchões. 120 colchões??? (Acho que o cara tá montando um Motel novo em Brasília).
Quando Rei Momo prá lá se mudou também tratou de providenciar todo conforto possível. A presidência comprou: dois fogões (Não tinha antes???); duas cafeteiras; quatro fornos de microondas; quatro geladeiras; oito ventiladores; seis aparelhos de ar condicionado; dois bebedouros (ué! e a água mineral é só para visitas?); sete televisores; dois aparelhos de CDs; três liquidificadores; uma sanduicheira (É pobre mesmo, no palácio comendo sanduba???); um frigobar.
E então, caro leitor (e eleitor), você ainda duvida que Dom Lula sairá de lá como um Rei Momo de gordo? E dona Marisa?
Ou será que antes de sair nós ainda vamos pagar lipoaspiração e outros tratamentos para essa cambada que está engordando feito porco? Tal como uma criança que nunca experimentou o melado, e quando o faz se farta, Dom Lula e dona Marisa estão deslumbradíssimos. Em vez do "ô meu!" agora é excelência.
Em vez de platéia de peãozada, agora são outros presidentes e primeiros ministros.
Viajar então está uma delícia. Não precisa pagar passagem, nem hotel. Um avião só para ele. Para ele e seus babaovos. E então, Rei Momo, o poder fascina?
Aproveita, porque uma hora nós nos cansaremos de pagar seu deslumbre.
O que diria o sindicalista barbudo do final dos anos 70, se o presidente da época fizesse isto????

(esta é colaboração especial da nossa correspondente no Brasil...)