quinta-feira, outubro 28, 2004

Sessão de lançamento de livro sobre as origens do Integralismo Lusitano

No próximo dia 3 de Novembro, quarta-feira, pelas 18,30 horas, realiza-se em Lisboa, na Livraria "Ler Devagar", sita na Rua de São Boaventura (Bairro Alto, entrada pela Rua da Rosa), o lançamento da obra «Filhos de Ramires - As origens do Integralismo Lusitano», de José Manuel Quintas.
A obra será apresentada por Teresa Maria Martins de Carvalho, e a sessão será presidida por Sua Alteza Real Dom Duarte de Bragança.
Recordo a propósito a citação de Francisco Sousa Tavares escolhida pelo autor:
"Mais do que um corpo de doutrina, mais do que um breviário de constituição política, mais do que um programa, mais até do que um simples ideário monárquico, o Integralismo Lusitano é uma autêntica forma de viver e de pensar, uma norma moral, uma lição definitiva de síntese sobre o pensamento e a acção, uma alta escola de pensar contra o preconceito, o lugar comum da época e do meio, uma clara vitória do pensamento contra a ideia-feita, do difícil contra o não pensar, contra a norma escolar e a cultura oficial ou oficializada. Sem o Integralismo não será possível compreender a história das ideias e dos factos no Portugal do nosso tempo".