segunda-feira, outubro 04, 2004

Brigas de família

Falando em Viseu, o Ministro Rui Gomes da Silva atirou-se a Marcelo Rebelo de Sousa com uma violência rara para os nossos costumes políticos.
Disse além de muito mais o referido membro do Governo que "nem o PS, o PCP e o Bloco de Esquerda juntos conseguem destilar tanto ódio ao primeiro-ministro e ao Governo como esse comentador que, sob a capa de comentário político, transmite sistematicamente um conjunto de mentiras com desfaçatez e sem qualquer vergonha".
Confesso que fiquei espantado com a profundidade, a extensão e a contundência do ataque.
Aqui há pouco tempo tinha anotado um comunicado da Distrital do Porto do PSD onde se constatava que para esse importante órgão do partido governamental a verdadeira oposição era a representada por Pacheco Pereira e Marcelo Rebelo de Sousa. Mas pensei que fosse a análise deles, e que não fosse perfilhada a nível ainda mais elevado. Agora porém não podem restar dúvidas: quem conhece Rui Gomes da Silva sabe que ele não iria para ali desencadear esta ofensiva sem concertação prévia na instância que serve.
Temos portanto que para o nosso Primeiro a oposição que ele teme é a constituída por Marcelo Rebelo de Sousa e, eventualmente, Pacheco Pereira (aguarda-se a confirmação quanto a este, mas ele tem-se esforçado por merecê-la).
É evidentemente uma situação engraçada, e que promete muitos e divertidos desenvolvimentos para o futuro.
Vamos continuar atentos. A bola agora está do outro lado: em breve, canelada do Pacheco e ferroada do Marcelo (desconfio que este não se aguenta até domingo).