sexta-feira, setembro 17, 2004

Logo à noite, na Rua da Lagoa...

Vai ser o confronto pela chefia dos PSDs do distrito de Évora.
Frente a frente a frente o menino e o matulão. Em princípio, ganha o segundo, a não ser que haja truque ou milagre.
Na fase final da corrida têm surgido algumas questões interessantes, como acontece às vezes nas zangas em que alguém resolve partir a loiça.
Por exemplo, qual a explicação para a ausência de candidatura do PSD nas eleições intercalares na Freguesia de São Vicente do Pigeiro? Ignoram os responsáveis eborenses que quem não aparece esquece? Ou querem deixar o Concelho para disputa entre o PS e a CDU?
E qual a razão para o esquecimento do papel do actual candidato "renovador" nas últimas autárquicas, como chefe da campanha? Será o reconhecimento tácito de que tal recordação não lhe honra muito o brasão? Ai essa imagem de mudança...
Quanto ao outro lado, ainda não entendi a coerência e a credibilidade de um dirigente distrital que ainda recentemente apareceu no Redondo em manifestação claramente anti-governamental. Ou era só contra a Administração Regional de Saúde?
E que se passa por essas bandas de Redondo e Vila Viçosa, por sinal câmaras dominadas pelo PCP? Há oposição ou há algo mais complexo?
A haver negociações, estas são com o PCP ou com os candidatos a trânsfugas do mesmo? No campeonato das transferências o PSD está em competição com o PS?
(Também há conversas sobre Vendas Novas...)
Enfim, um mar de mistérios. Mas alguns pormenores parecem ressaltar: fiquei com a impressão que em Vila Viçosa, pelo menos, cansaram-se de esperanças... Recordo que nesta concelhia, tradicionalmente, o prato vencedor, é bacalhau à cochicho; e eis que este trunfo está em peso na outra lista.
Um mar de mistérios a explorar e desenvolver. Quem poderia ocupar-se disso seria o Geraldo Sem Pavor, que conhece os cantos à casa.