quinta-feira, setembro 30, 2004

É A BLOGOSFERA, ESTÚPIDOS!

Chegam-me ecos de profunda perturbação nas hostes que, por coerência de investimento, se têm desunhado a defender o ex-cônsul de Portugal em Toronto. As suas movimentações são, no mínimo, impagáveis. Ontem à noite, na antiga sede do primeiro clube que os portugueses ergueram em terras canadianas, o First Portuguese Canadian Club, essas hostes reuniram, tremendo de raiva e emoção. Dali saíu um luzido grupo de cruzados que foi para Lisboa, direitinho ao Largo do Rilvas, pedir a cabeça do embaixador de Portugal em Otava, Silveira de Carvalho, e, se possível, trazer de volta e em ombros, o Sr. Artur Monteiro de Magalhães. O povão diz que esta iniciativa vai ser tão fracassada como o antigo clube. É que o First, depois de a esquerda ali ter abancado logo após a revolução dos CRAVAS, foi descendo todos os degraus da credibilidade e acabou por falir, indo à praça a casa, que logo foi arrematada por um novo rico que, para não variar, parecia um primeiro-ministro em Lisboa: disse que fazia aquilo para salvar uma jóia da comunidade portuguesa e depois, lampeiro, abriu ali uns bilhares e uns bares pró esquisito e ordinarote, mas que gozam do grande privilégio de ter como porteiro, ali no vasto passeio, o busto do Camões (não valeu de nada alertar para o desconchavo o anterior cônsul, o João Perestrello, a quem a comunidade chamava "aquele Zequinha", um que está agora a gozar as delícias de Sidney).
Também me chegam ecos de intensa irritação na agência noticiosa LUSA, que nós pagamos obrigatoriamente através dos impostos por ser uma vaca nacional onde mamam os governos todos que se querem louvados e promovidos. É que, tendo em Toronto um correspondente que é do PSD e tudo, absolutamente a condizer com a reinação de Lisboa, e ainda por cima casado com a funcionária consular Arlete Antunes, a providencial confidente do ex-cônsul Magalhães quando se viu de pulsos arranhados pelas algemas que lhe puseram estes malandros dos polícias canadianos, portanto um correspondente que está por dentro e bebe do fino, a pobre da LUSA fez figura de mulher enganada em toda esta novela. Todos sabiam menos ela.
E porquê? E como?
É a Blogosfera, estúpidos! Chegado o nosso país ao que chegou, só a Blogosfera resta a uma Diáspora causticada de incompetência e desonestidade, a um povo farto de partidocracia reles. Hoje, quem quer saber a verdade não lê jornais nem perde tempo com TVs, lê blogues.
Em 1974/75, quando os totalitários tomaram conta de toda a grande comunicação social, e nisso o José Saramago foi uma vedeta incontestada ao serviço da pátria soviética, os patriotas portugueses faziam panfletos ou escreviam nas paredes. Podiam ler-se coisas extraordinariamente bem pensadas e melhor ditas, como aquela de: Putas ao poder que os filhos já lá estão!
Eu mesma, à falta de melhor meio, naquela horrenda noite em que a canalha do MRPP (que era o Clube do Durão Barroso) e das outras franjas da extrema-esquerda saquearam e incendiaram a embaixada de Espanha, a que assisti, trespassada de espanto e raiva, com a Teresa Tarouca e o Nuno Salvação Barreto, que ali encontrei por acaso, eu mesma, por ter visto um conhecido jornalista, meu colega, um da UDP, saír da embaixada ajoujado com uma mala cheia de pratas, dei comigo, dali a bocado, a pintar a spray, no Chiado, este desabafo:
UDP = Unidos Dividiremos as Pratas
Pouco tempo depois, comprei o Templário e parti quanta loiça pude, até dar com os ossos no exílio.
Em tempo de guerra até as paredes servem para dizer ao povo o que realmente se está a passar. É até uma honra escrever nas paredes em certas épocas que a Pátria atravessa.
Felizmente, porque Deus não dorme, apareceram em cheio os computadores, a internet e os blogues. Hoje temos muitos mais meios, mais rápidos meios, de escrever o que é preciso ser escrito.
De que estão à espera todos os jornalistas honrados de Portugal, todos os patriotas em geral, mesmo os que escrevem com erros?
FERNANDA LEITÃO