domingo, agosto 29, 2004

Questões de agenda

O barco do aborto já fez as suas primeiras vítimas: as festas de Barrancos.
Exactamente, estimado leitor: neste fim de semana, e ainda durante os próximos dois dias, decorrem na pacata vila alentejana as tradicionais festas populares, tal como nos anos anteriores.
Este ano, porém, a calma rotina da terra regressou ao normal. Perante o desconsolo das gentes, não há multidões de forasteiros, nem patuscas manifestações, nem directos nos telejornais. A glória acabou. Nem o camarada Louçã, compreensivelmente ocupado, arranjou um minuto para falar nas festas de Barrancos, ele que fala sobre tudo.
Até os touros parece que estão mais tristonhos e deprimidos.
E tudo por causa do barco do aborto: ao contrário dos outros verões, as equipas de reportagem disponíveis foram mandadas para a cobertura do grande acontecimento. E nas redacções não havia mais ninguém além desses jovens jornalistas que estão a fazer as férias dos colegas. Também é verdade que o espaço e o tempo destinados à actualidade nacional nas televisões e nos jornais ficaram preenchidos com o material relacionado com o barco, mais umas tragédias avulsas arrumadas num cantinho.
A agenda está cheia para este último fim de semana de Agosto.
E quem perdeu foram as festas de Barrancos, relegadas para o esquecimento de que julgavam ter saído.
Coitado do Zé Maria!