sexta-feira, julho 23, 2004

Toponímia Eborense

Já está nas livrarias o primeiro volume do livro "Da Toponímia de Évora - Dos meados do séc. XII a finais do séc. XIV", da autoria de Afonso de Carvalho.
A obra é editada pelas Edições Colibri, e tem os patrocínios da Delegação Regional da Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Évora e da Fundação Eugénio de Almeida.
Resta dizer que se trata de um trabalho excepcional, fruto do labor de muitos anos, que vem colocar definitivamente Afonso de Carvalho na linha dos grandes vultos que a Évora e aos estudos eborenses dedicaram grande parte das suas vidas.
Desde o falecimento deTúlio Espanca que não tínhamos ninguém a continuar o caminho de André de Resende, de Duarte Nunes, de Manuel Fialho, de Gabriel Pereira, de António Francisco Barata e de tantos outros (com ressalva para investigações notáveis de Joaquim Palminha Silva, que estou em crer ainda produzirá a obra de fundo que o seu saber e a sua dedicação à urbe anunciam).
A cidade deve estar grata a Afonso de Carvalho. E sobretudo interessar-se pelo livro - quantos têm gosto pelos temas históricos ficarão surpreendidos e fascinados: puxando pela toponímia vem tudo....
No dia 27 de Julho próximo haverá uma sessão de apresentação no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Entretanto, aqui "O Sexo dos Anjos", em seu nome e dos mais dois ou três eborenses que o lêem, endereça as mais vivas felicitações ao Dr. Afonso de Carvalho - que continue a ter uma frutuosa reforma!
E já agora fica o recado quanto ao que falta: é preciso que não demore tanto tempo como o primeiro volume.
E não resisto ainda a outro apontamento, visto que se fala de edições e  nestas alturas é ocasião de interpelar quem de direito: o jornalista José Frota tem pronta a sua obra, de capital importância,  sobre a história da imprensa eborense. Para quando  a respectiva edição?