segunda-feira, junho 21, 2004

Identitários?

Parece-me necessário suscitar o debate sobre o que se pretende significar com a utilização como conceito político operativo da designação "identitários".
Com efeito, identitário é um vocábulo que exprime uma determinada relação: identitário é aquilo que é próprio de uma certa identidade. Portanto, assim compreendido, identitário pode ser qualquer traço caracterizador de um indivíduo ou de um grupo. Tudo está na identidade em referência.
Por exemplo: ao deparar com um grupo de pauliteiros de Miranda ou com um coral alentejano eu sei que se trata de monumentos vivos da identidade portuguesa, frutos de séculos de vivência em comum. São identitários, se for essa a identidade de que se fala. Ao encontrar um bando de punks ou de skins (que têm logicamente também a sua identidade própria) eu sei que são realidades estranhas à identidade portuguesa. Não são identitários, se for a identidade portuguesa o referencial. Tudo está na identidade em que pensamos.
Para uma tribo de antropófagos, traço identitário definidor é precisamente a antropofagia. Para um povo de poligamia tradicional, a familia poligâmica é um elemento identitário. Tudo está na identidade a que nos referimos. E da natureza identitária disto ou daquilo não decorre a sua bondade ou maldade. A avaliação não depende dessa mera constatação.