domingo, abril 11, 2004

Coisas da Política

Em Política, ciência que estuda o Poder, são bem conhecidas as leis da Física. Por exemplo, é facilmente observável o horror ao vazio. O Poder que uns perdem, por renúncia ou coerção, reverte sempre para outros, que vêem o seu acrescido.
Veja-se como actualmente correm generalizadas as doutrinas que apregoam o fim das soberanias dos Estados, e defendem a queda das fronteiras, e propugnam múltiplas formas de vinculação que implicam na verdade a renúncia aos princípios da soberania (organizações supraestaduais, tribunais internacionais, etc.). Pois em paralelo, como é bom de ver, logo outros proclamam altaneiros o seu apego a uma soberania a que recusam qualquer limitação normativa exterior, e arrogam-se mesmo o direito de passar a decidir por si e unilateralmente questões em que nunca poderiam sequer intrometer-se, havendo respeito pela soberania alheia.
Observe-se como por todo o lado se teoriza a obsolescência dos nacionalismos, e se equipara a nação a uma forma de vida em comum própria de passadas eras, e se ridiculariza qualquer ideia de defesa e de preservação dessas comunidades históricas, e como paralelamente novos nacionalismos, cultivados até ao extremo, numa espécie de teologia política profana, se levantam agressivos e belicosos, submergindo na sua expansão todos os espaços que os demais deixam vagos.
Foi sempre assim: o que uns perderem outros haverão de ter.